Um dos painéis mais aguardados da Feira de Inovação, Tecnologia, Negócios e Conteúdo (Feitech), realizada em Passo Fundo, ocorreu no fim da manhã desta sexta-feira (15) com a apresentação da empresa Google.
Com painéis sobre Cidades Inteligentes (Smart Cities) e produtividade, representantes do Google Cloud falaram sobre as soluções voltadas ao cidadão e tecnologias que apoiam municípios a impulsionar a inovações e acelerar o caminho até se tornar uma cidade inteligente.
O conceito, usado com cada vez mais frequência nos países desenvolvidos, diz respeito às cidades que fazem uso estratégico da infraestrutura de dados e serviços de informação para planejar e gerenciar soluções mais rápidas e sustentáveis ao desenvolvimento econômico e social.
— Quando a gente fala em Cidades inteligentes, estamos tratando de mobilidade, de uma cidade conectada com toda a parte de predição, acidentalidade e outras questões, bem como a empregabilidade. Esses também são os pilares que o Google têm para criar soluções claras e diretamente ligadas às Cidades Inteligentes — disse Gabriele Oliveira, representante do Google Cloud.
Dentro do tema produtividade, Oliveira abordou o conceito de inteligência artificial (IA), que traz outras funcionalidades e facilidades para os serviços públicos e privados.
— A IA tende a trazer a celeridade necessária para o dia a dia, traduzindo-se em um ganho para o resultado final. Mas, ao recorrer para a tecnologia, a pessoa precisa saber o que está pesquisando para ter a resposta da solução daquilo que se busca, e não simplesmente achar que a IA vai responder tudo automaticamente — explicou.
Essa é a primeira vez que o Google participa de um evento em Passo Fundo.
— Essa marca tem peso, eles não vieram para cá apenas porque os convidamos, mas fizeram uma análise validando o evento. Por isso, a presença deles aqui, trazendo conhecimento e informação, mostra que estamos no caminho certo — afirmou Evandro Silva, coordenador da Feitech 2023.
Programação
Neste ano, a Feitech oferece painéis a cada 45 minutos. Os temas incluem fomento à inovação, governança, empreendedorismo, segurança cibernética, inteligência artificial, biotecnologia e mercado criativo, entre outros.
A expectativa é superar os 5 mil visitantes da edição passada. Confira a programação completa neste link. A entrada é gratuita.
- O que: 2ª Feitech (Feira de Inovação, Tecnologia, Negócios e Conteúdo)
- Quando: 14 a 16 de setembro
- Onde: Arena Gran Palazzo (Antônio Marinho de Albuquerque, 1275)