A falta de frio nas últimas semanas já levou muitas lojas de Passo Fundo a liquidar calçados e roupas da estação atual. Neste ano, o inverno está mais ameno em relação a 2022, com temperaturas que passam diariamente dos 20ºC.
A consequência é menos clientes comprando os produtos que deveriam sair mais nessa época do ano, como casacos, luvas, meias e gorros, por exemplo. Para atrair os consumidores de volta, estabelecimentos anunciam nas vitrines as trocas de coleções e a redução dos preços.
A saída, para alguns empresários, foi ampliar os descontos. Em algumas lojas da cidade, o valor cai até 70%.
Na loja da empresária Fabiane Dal Piazze o que mais está saindo são os moletons e blusas. No mercado há mais de 20 anos, ela já viveu situações parecidas antes. Por isso, sabe que, em dias de menos movimento, a saída é se adaptar
— A gente vai acumulando experiências e sabe que situações como essa acontecem. Por isso estamos anunciando, baixando os preços, ouvindo o que as pessoas precisam e dando soluções. Precisamos liquidar o estoque para preparar o que vem de novo para a meia-estação.
O jeito é adaptar
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo (CDL) projeta que os descontos e o movimento por causa do Dia dos Pais, celebrado no próximo dia 13, incentive o crescimento nas vendas em agosto.
— Com a mudança no tempo as pessoas acabaram adiando novos investimentos. Mas essa é a oportunidade de garantir as promoções, levar para casa peças com bons valores, muitas pela metade do preço — afirmou Roberto Estivallet, diretor da CDL Passo Fundo.
A empresária Paula Battisti tomou a mesma decisão. Por causa da influência do clima, optou por adaptar as ofertas aos clientes.
— Julho foi um mês mais calmo para o setor. Agora, estamos otimistas que as coisas vão melhorar e para isso seguimos com facilidades de pagamento, seja à vista, no crediário ou no parcelamento — disse a empresária Paula Battisti.