Após o movimento intenso das festas de final de ano, janeiro é o mês em que o comércio aproveita para liquidar estoques com preços que prometem aliviar o bolso dos consumidores. O objetivo é reduzir a reserva de produtos para receber itens de outono e inverno.
Em Passo Fundo, no norte gaúcho, vitrines da cidade já divulgam preços abaixo do normal, com descontos de 50% em algumas mercadorias. Para os comerciantes, o primeiro mês do ano é considerado uma época de menor movimento, reflexo dos gastos realizados durante o Natal e Ano Novo, como afirma a supervisora de uma loja de roupas e calçados na Avenida Brasil, Andréia Gwehr.
— O ritmo é mais lento do que estamos acostumados durante o ano, mas as liquidações nos ajudam bastante. As pessoas buscam muito essas promoções. Percebo que tem alguns dias com mais movimento, outros menos, alguns sábados bons, outros nem tanto. Varia muito. Acredito que o movimento esteja mais ou menos o mesmo do último ano nesta época para nós — conta.
Clientes atraídos
Para quem aguardou o momento certo, o primeiro mês do ano se transforma em um paraíso de oportunidades. Com uma sacola na mão, de outra compra já realizada, Tainá Caroline Broetto dos Santos olhava a seção de calçados em busca de produtos em promoção.
A psicóloga afirma que viu os descontos divulgados pela loja nas redes sociais e decidiu conferir in loco.
— Eu esperei virar o ano para aproveitar os preços. No Natal, eu comprei presentes para os meus afilhados, por exemplo, mas para mim eu deixei para agora. Estou achando os preços bons — afirma.
Quem também adotou a estratégia de esperar janeiro para aproveitar os descontos oferecidos pelo comércio após as festas de final de ano foi a securitária Cristiane Mezzomo. Ela acredita que a tática vale a pena.
— Quando eu vejo que passou todo o Natal e o pessoal comprou bastante, eu penso: "logo sai a liquidação". Tenho achado os preços bons, comparados aos que estavam antes. Tem peças com 30% de desconto. É bastante. Também estou com planos de trocar a minha máquina de lavar roupa, mas decidi esperar porque sei que sobram os estoques e vão querer vender mais barato — disse.
Olho no tempo
Lojas de móveis e eletrodomésticos também aproveitam para liquidar itens, principalmente os mais utilizados durante o verão, como ventiladores e ares-condicionados.
Segundo Welington Andrade, gerente de uma loja do ramo, a procura por itens sazonais não tem surpreendido. Ele acredita que o tempo ameno pode ser o responsável pelo baixo interesse dos consumidores.
— O nosso número expressivo de vendas nesta época do ano é de ar-condicionado, e dá para perceber que hoje os dias até fazem calor, mas na parte da manhã e da noite é mais ameno. Acredito que a baixa procura, em comparação com o ano passado, seja por isso — pontua.
Oportunidades reais
Muitas lojas optam por iniciar as liquidações na segunda quinzena de janeiro, como afirma a vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Gisele Scheibe. Ela afirma que o conselho da entidade para os associados é que promovam liquidações reais, e não apenas de fachada.
— A gente sempre fala que os descontos têm que ser realmente vantajosos para o cliente, que tenham produtos bons também disponíveis, e não só coisas muito antigas, que não tenham a numeração. Que sejam realmente atrativos. Uma vez que você oferece as promoções e não entrega isso para o cliente, ele pode acabar não retornando e deixando de confiar no que você está oferecendo — explica.