A cooperativa central Aurora Alimentos comunicou nesta sexta-feira (28), por meio de nota, que irá suspender temporariamente as operações industriais no frigorífico I de Tapejara, localizado em São Silvestre, no interior do município. A suspensão inicia em 14 de agosto e não tem prazo de retorno das atividades.
Segundo a empresa, no local serão investidos mais de R$ 82 milhões para melhorar o mix de produção da planta avícola. No período em que ficará fechada, a fábrica receberá novos equipamentos e linhas de produção mais modernas, além de implantar adequações nas instalações.
De acordo com a nota da Aurora Alimentos, o objetivo é preparar a unidade agroindustrial para o processamento de novos produtos, obtenção do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e habilitação para o mercado externo.
Atualmente, a unidade opera com o SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e produz exclusivamente para o mercado interno.
Com o investimento, o frigorífico Aurora Tapejara I irá passar de 42 mil aves abatidas por dia para 76 mil, em turno único. Ainda, segundo a empresa, a planta poderá operar posteriormente em dois turnos de abate, duplicando a sua capacidade.
Todos os 532 colaboradores diretos serão mantidos no quadro de funcionários da empresa e serão transferidos para outras unidades na região, inclusive em Tapejara, no frigorífico II.