Concluída a compra, a Cooperativa Central Aurora Alimentos, de Santa Catarina, está assumindo operações do Grupo Agrodanieli, que tem sede em Tapejara. Nesta segunda-feira (17), passa a comandar as unidades e, na sexta (21), dá início ao abate para o processamento de produtos da marca Aurora. A transação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas o valor do negócio não foi informado.
Entraram no negócio quatro unidades produtivas instaladas no município de Tapejara:
- Frigorífico de aves na comunidade de São Domingos, com capacidade para abate de 155 mil aves por dia;
- Frigorífico de aves em São Silvestre, com capacidade de abate de 50 mil aves por dia;
- Fábrica de subprodutos
- Fábrica de rações com capacidade de produção para 70 toneladas por hora.
Também foi adquirido um incubatório de aves de Ibiaçá, com capacidade aproximada de 1,7 milhão de ovos por semana, e uma estrutura de armazenagem de grãos com capacidade de 110 mil toneladas. Os 2 mil funcionários serão mantidos pela Aurora.
A Aurora diz preparar um plano de investimentos para as unidades compradas. A produção em São Silvestre terá capacidade triplicada. Também será instalado no local o SIF (Serviço de Inspeção Federal) para receber habilitação para o mercado externo. E todas as operações passarão por melhorias. A Aurora Alimentos abate cerca de 1 milhão de cabeças de aves por dia. Com a aquisição, aumentará de imediato em 20% o processamento industrial de aves.
Além da venda da sua estrutura destinada a aves, o Grupo Agrodanieli também sairá da operação de suínos. A empresa está em negociação com uma compradora que não teve o nome divulgado. Segundo a empresa, que tem sede em Tapejara, faz parte de um redirecionamento de negócios.
No ano passado, o Grupo Agrodanieli investiu R$ 35 milhões no negócio, conforme noticiou a coluna na época: Aos 30 anos, grupo investe R$ 35 milhões no agronegócio gaúcho
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.