Poucos mais de dois terços da produção de soja do Estado já foi colhida. O clima seco e frio das últimas semanas acelerou a colheita da safra, beneficiando as plantações que foram semeadas mais tarde, em comparação ao plantio realizado mais cedo.
Na região de Passo Fundo, 60% da área de plantação estimada já foi colhida, segundo a Emater. A maturação fisiológica do grão está em 40%. Em todos os 42 municípios da região, a área plantada total chega a 638.531 hectares.
Conforme o empresário Ivandro Dias, de Lagoa Vermelha, que já colheu cerca de 60% da sua plantação, a expectativa era colher 68 sacas por hectare, mas a média está abaixo, em 53.
— Em razão da da falta de chuva, tive um prejuízo de 22 sacas por hectare na colheita da soja plantada mais cedo, em função da demora para encher o grão. Agora vem dando uma melhorada. Agora chuva não adianta mais, pois isso prejudica a colheita, então esperamos que o tempo se mantenha firme para tentar chegar a 55 sacas colhidas por hectare — pontua Ivandro
Segundo a Emater, a produtividade da safra só será divulgada no final da colheita no Estado.
Colheita em Passo Fundo está em 80%
No município de Passo Fundo, a colheita da soja já atingiu 80% da produção. Segundo a Emater, a estiagem que castigou o Estado deve causar uma quebra de 35% aos municípios da região de Passo Fundo.
— A falta de chuva que se estendeu de 2022 até o início de 2023 prejudicou as questões fisiológicas de desenvolvimento da planta. Consequentemente, afetou o potencial produtivo da cultura como um todo, não só da soja — detalha o gerente regional da Emater em Passo Fundo, Dartanhã Vecchi.
Conforme a Emater, desde a segunda quinzena de novembro, a região recebeu 900 solicitações para realização de perícias do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) para milho e soja em razão da estiagem.
No mesmo período, em comparação com a safra 2021/2022, havia cerca de 2,9 mil solicitações de perícias. O programa garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo