O passo-fundense Vanderlei Farias, 54 anos, segue para mais um lançamento no sábado (16), na Capital, onde lança "Entre Outros: Metáforas Para Tempos Difíceis" durante a 70ª Feira do Livro de Porto Alegre.
A obra fala sobre a convivência social humana e aborda temas como diversidade, extremismo, machismo, liberdade de expressão e participação social. A ideia veio durante a realização de um pós-doutorado em filosofia na Alemanha, em 2019.
— Quando cheguei lá o pessoal do departamento estava discutindo sobre um tema que se chama ética narrativa. Já estudo há muito tempo sobre o tema da ética, da justiça, e a ideia deles era justamente falar sobre ética a partir da literatura — lembra.
Através de narrativas envolventes, Vanderlei criou histórias que aproximam o leitor a questões do comportamento humano. O processo de escrita da obra, que iniciou em 2020, durou três anos, conta o escritor.
— Eu criei uma biblioteca só de livros de história. Todo mundo que conheço que viajava eu acabava pedindo para trazer um livro de história diferente. Então peguei todas essas histórias e comecei a escrever sobre problemas éticos contemporâneos. Todos os dias, durante os três anos, eu escrevia um pouco de cada história — disse.
Ainda segundo Farias, a melhor forma de falar sobre temas complexos é não entregar verdades, mas oportunidades de interpretação. O livro de 126 páginas foi publicado em setembro deste ano e conta com seis capítulos que abordam diferentes tipos de questões sociais atuais.
Além de escritor, Vanderlei é professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Passo Fundo. Empolgado com a participação na Feira do Livro de Porto Alegre, ele afirma que se sente orgulhoso de representar o município na Capital.
— Eu estou muito feliz de participar da feira. É uma oportunidade de representar culturalmente a cidade de Passo Fundo em um evento tão importante para a disseminação do hábito da leitura — disse.
Contato com leitores
O escritor e editor passo-fundense Pablo Morenno também marcou presença durante a Feira do Livro de Porto Alegre.
Além de participar de atividades como representante da Physalis Editora, que mantém em Passo Fundo, o autor compareceu a uma sessão de autógrafos no dia 2 de novembro com a sua última obra "Meu pai saiu para fazer barcos". O texto foi finalista do Prêmio Barco a Vapor de 2022.
Através de uma linguagem carregada de poesia e simplicidade, o livro conta a história de uma menina que aguarda a volta do pai para casa após longa ausência, com o sonho de comprar uma ilha onde poderia morar e ser feliz para sempre com sua família.
Na quarta-feira (13), Pablo também participou da atividade "Autor no Palco", onde dividiu com o público as perspectivas sobre as histórias que já escreveu durante a carreira.
Para Morenno, participar da Feira do Livro de Porto Alegre é uma forma de dar visibilidade ao seu trabalho, mesmo sendo um autor do interior do Estado.
— A Feira do Livro de Porto Alegre é sempre um evento significativo e de muita grandeza. Neste ano participei como autor convidado da programação oficial, ou seja, eu estou sendo pago para participar da feira. Estar presente neste evento é o reconhecimento de que Passo Fundo, além de ser durante muito tempo uma cidade leitora, também é uma cidade que produz literatura de qualidade — disse.