A primeira edição juvenil do Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares, o Danzpare Brasil, foi lançada na manhã de quinta-feira (10) no Teatro do Sesc, em Passo Fundo, no norte gaúcho.
O evento, que acontece com a organização da Baillar Centro de Danças no Brasil, será realizado pela primeira vez apenas com jovens de 14 a 17 anos que apresentarão danças típicas de 16 países da Europa e América Latina. O novo país europeu anunciado durante o lançamento do evento foi a Sérvia (veja a lista completa abaixo).
Neste ano, o Danzpare acontece de 4 a 14 de novembro, iniciando em Marau e passando por Fortaleza dos Valos, Cruz Alta, Capão da Canoa e Passo Fundo.
Todas as apresentações serão gratuitas nas cinco cidades. Dos 16 países participantes desta edição, quatro são da Europa e o restante da América do Sul e América Central.
O produtor cultural do Danzpare Brasil, Mário Pereira, explicou que o evento acontece de dois em dois anos e é organizado com muito tempo de antecedência. Na edição de 2024, a inclusão de países europeus envolveu diversas negociações, inclusive uma que chamou atenção.
— A negociação com a Ucrânia, por exemplo, durou cerca de três meses. Nos fizeram diversos questionamentos, inclusive sobre a participação da Rússia, país que vive conflito com eles. Tudo isso tem que ser pensado e planejado para que os países convidados confirmem suas presenças e no final o evento seja um sucesso — declarou.
O Danzpare nasceu em 2009 na Costa Rica e iniciou no Brasil em 2017. De todas as edições realizadas, essa será a maior de todas, segundo a produtora cultural do Danzpare Brasil e proprietária da Baillar Centro de Danças, Raquel Rubert Pereira.
— É motivo de orgulho para nós e de grande responsabilidade recebermos 16 países no Danzpare Juvenil Brasil. Estamos nos sentindo lisonjeados pelo prestígio e vamos entregar um festival internacional de dança de pares à altura do que o povo gaúcho merece, ainda mais em um ano difícil como esse. A dança vai ser a forma de abraçar o nosso povo — afirmou.
As edições adultas do Danzpare já aconteceram em quatro oportunidades no Brasil. Em todos os anos, houve a presença de grande público que aproveitou a diversidade de opções culturais públicas oferecidas de forma gratuita. Em 2022, na última edição, o festival alcançou um público de mais de 60 mil pessoas.
Apresentações gratuitas
O 1º Danzpare Brasil será realizado com apresentações gratuitas ao público nas cinco cidades gaúchas.
Em Passo Fundo, as apresentações acontecem no Teatro do Sesc, no dia 10 de novembro, às 18h e às 20h. Para cada ingresso, é solicitada a contribuição solidária de 1 kg de alimento não perecível.
A única atividade que não será gratuita é o jantar show de encerramento do 1º Danzpare Juvenil Brasil, a ser realizado na noite de 13 de novembro, no Clube Comercial, em Passo Fundo.
O evento, que também marca a celebração dos 35 anos do Integrado UPF, está com ingressos à venda na Baillar Centro de Danças e no Integrado UPF.
Quais os 15 países e seus bailarinos:
- Argentina: Emilia Fay e Andres Morro
- Brasil: Marcel Rubert Pereira e Vitória Fernandez Cervo
- Bolívia: Favio Castro Rojas e Valentina Zoe Paredes Vargas
- Chile: Damian Amaro Mondaca Flores e Javiera Ignacia Medina Quijón
- Colômbia: Ana Sofia Ríos Paipa e Miguel Angel Gaitan da Corpóreus Danza
- Costa Rica: Daniel Bogantes Solano e Lucía del Carmen Rueda Barrios
- Equador: Eimy Lily Quishpe Moran e Kevin Rodrigo Arauz Simbaña
- Hungria: Bence Fekete e Sarolta Fekete
- México: Diego Rivera Suárez e Queila Suyai Guerrero Díaz
- Panamá: Mia Victoria Tamayo Reyes e Xander Xavier Saldaña Yee
- Paraguai: Gabbi Betina Alumna Benitez e Juan Ismael Centurion
- Peru: Brisa Veliz Rey Sánchez e Mauricio Valdivia Saavedra
- Polônia: Antonina Ewa Szwedowicz e Bartosz Zienkiewicz
- Sérvia: Teodora Erdoglija e Veljko Sundovic
- Ucrânia: Kirichuk Kateryna e Korol Oleksandr
- Uruguai: Facundo Osorio e Agustina Benítez
Programação completa
- 04/11: casais dançarinos desembarcam no Rio Grande do Sul
- 05/11: abertura oficial do Danzpare Brasil Juvenil no Centro de Eventos do Colégio Cristo Rei, em Marau
- 06/11: visita nas escolas e show no ginásio municipal de Fortaleza dos Valos (entrada 1kg de alimento)
- 07/11: visita nas escolas municipais, desfile de rua, participação na Feira do Livro, espetáculo de encerramento na Casa de Cultura em Cruz Alta (gratuito)
- 08/11 e 09/11: apresentações e oficinas no Acqua Lokos Parque Hotel, em Capão da Canoa
- 10/11: abertura oficial em Passo Fundo com show no Teatro do Sesc, aberto ao público (entrada 1 quilo de alimento) - Horários: 18h e 20h
- 11/11: apresentações nas escolas municipais de Passo Fundo (manhã e tarde)
- 12/11: apresentações nas escolas escolas estaduais de Passo Fundo - Manhã; desfile na Rua Morom - 18h; show público no Bella Città Shopping Center (gratuito) - 19h
- 13/11: jantar show no Clube Comercial (ingressos à venda)
- 14/11: retorno dos casais para seus países de origem.