Uma iniciativa cultural que busca celebrar as mulheres no mundo da música estreia nesta sexta-feira (13), em Passo Fundo. O projeto Mulheres Compositoras tem concerto marcado para às 20h, no Teatro Múcio de Castro.
O projeto foi idealizado pela artista e violinista Maria do Carmo. Ela viu a necessidade de dar visibilidade ao trabalho das artistas locais. Com um repertório diverso, o espetáculo transita entre música clássica, popular e até sertaneja.
— Nossa apresentação terá Nina Simone, Florence Price, Chiquinha Gonzaga, Marília Mendonça e muitas outras mulheres. Queremos celebrar a conquista das mulheres na música, de todos os gêneros — diz a artista.
Ela relembra a falta de representatividade feminina na história. Até a década de 70, mulheres não participavam de orquestras e precisavam omitir seus nomes na autoria das composições.
Para o futuro, o desejo é de ter somente musicistas femininas no espetáculo. Porém, conforme do Carmo, há dificuldade em encontrar mulheres para determinados instrumentos, como o violoncelo.
— Enfrentamos críticas, mas a verdade é que existe uma escassez de instrumentistas na cidade, principalmente eruditas. Por isso a importância do projeto, em incentivar a plantar a semente de novas musicistas — conclui.
O evento é gratuito e aberto ao público. Ainda há ingressos disponíveis, que podem ser adquiridos online neste link.
O projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura, também terá apresentações em escolas públicas, hospitais, clínicas e associações como parte da programação.