A 11ª edição da Reculuta Farroupilha começou neste sábado (8) e deve receber 40 grupos de diversas regiões do Estado. O evento acontece no CTG Lalau Miranda, em Passo Fundo, e segue até o domingo (8), com apresentações das categorias juvenil e adulta.
Criado pelas invernadas do CTG Lalau Miranda em 2011, a Reculuta Farroupilha é considerada um dos maiores rodeios artísticos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Neste ano, o evento está recebendo grupos de Passo Fundo, Getúlio Vargas, Erechim, Marau, Tapejara, Lagoa Vermelha, Cruz Alta, Guaporé, São Borja, Novo Hamburgo, Alegrete, Ijuí e Panambi.
Inicialmente, o concurso estava previsto para acontecer nos dias 4 e 5 de maio, mas o evento precisou ser adiado para este final de semana por causa das enchentes que aconteceram no Rio Grande do Sul no último mês. Fabiano Lengler, coordenador artístico do CTG Lalau Miranda e da Reculuta Farroupilha, conta que 147 grupos haviam se inscrito para o rodeio artístico anteriormente.
— É um número muito bom. Mas, por ordem do MTG, só poderíamos colocar 60 grupos para dançar, até porque o evento tem hora para terminar. Com as enchentes muitos acabaram desistindo, principalmente por conta das estradas, da dificuldade de chegar até aqui — comenta.
Ana Clara Bosio, de 13 anos, faz parte do CTG Sentinelas do Pago, de Marau, no norte do estado. Com altas expectativas para o evento, Ana já dança há nove anos e conta que o nervosismo faz parte do misto de sentimentos pré-apresentação.
— Como minha professora mesmo fala, a partir do momento em que você não fica mais nervoso é porque você já sente que não é mais para estar dançando. Estamos treinando há muito tempo e o grupo está bem forte — disse.
Cerca de 1,8 mil artistas, incluindo dançarinos e músicos, devem passar pelo CTG Lalau Miranda durante o final de semana. Além dos participantes, os pais também se fazem presentes. Elisangela de Britto, conta que o filho começou no movimento há três anos e sempre o acompanhou em todos os eventos que ele participou.
— Além de dançar ele também toca gaita e nós sempre incentivamos ele a continuar nesse caminho, de manter a tradição gaúcha. Não só na dança, mas na parte artística de tocar um instrumento também. Minha expectativa para a Reculuta deste ano é que seja tão boa quanto a do ano passado e que eles consigam uma boa classificaçã0 — disse.
A avaliação do concurso será realizada por uma comissão do MTG e terá mais de R$ 20 mil em premiações.
A Reculuta Farroupilha tem o apoio da 7ª Região Tradicionalista, do MTG e da prefeitura de Passo Fundo. O evento também faz parte do calendário oficial do município através da lei municipal 5096/2014.