Duas das três escolas de samba de Passo Fundo se habilitaram no edital que vai destinar R$ 150 mil para o Carnaval de Rua da cidade. As escolas Acadêmicos do Chalaça e União da Vila receberão o recurso da prefeitura de Passo Fundo para entrar na Avenida Sete de Setembro com carros alegóricos e fantasias em 16 de março.
Por apresentar problemas com documentos na Receita Federal, a Academia de Samba Cohab I decidiu não participar do edital. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liespf) ofereceu ajuda na regularização das pendências, mas a diretoria optou por não participar em razão do pouco tempo que teria para a preparação. Assim, os componentes foram convidados para participar da programação em outras escolas.
O edital, publicado em janeiro, previa R$ 150 mil para a organização das escolas, montagem dos figurinos e alegorias do desfile. Segundo o presidente da Liespf, Felipe Machado, a expectativa é que a assinatura do contrato com a prefeitura aconteça até 20 de fevereiro, o que possibilitará a disponibilidade dos recursos.
Com a confirmação do repasse de recursos, as escolas Acadêmicos do Chalaça e União da Vila iniciaram seus ensaios na metade de janeiro. A programação ocorre semanalmente de quarta à sexta-feira, a partir das 20h. O ensaio é aberto ao público e o acesso é gratuito (veja o serviço abaixo).
Segundo Machado, a escolha da corte do carnaval foi atrasada em razão dos prazos do edital da prefeitura. Agora, a tendência é que as duas escolas façam a indicação de nomes para representar o município em março.
— Como o prazo já está apertado, as duas escolas deverão fazer a indicação de quem vai compor a corte. Isso nós devemos fazer antes do carnaval de Uruguaiana em 1º de março, para que possamos divulgar a nossa festa lá também. O edital acabou nos atrasando um pouco — afirma o presidente.
Procurada por GZH, a prefeitura de Passo Fundo informou que trabalha no edital e define os detalhes do desfile de rua. A expectativa é apresentar algumas definições nos próximos dias.
Serviço dos ensaios
Nos dois casos, a programação é aberta ao público e o acesso gratuito. Veja os locais e horários a seguir:
Acadêmicos do Chalaça
- Onde: Rua General Osório, ao lado da Plenaluz Materiais Elétricos (bairro Vila Luiza — Passo Fundo)
- Quando: quarta a sexta-feira
- Horário: a partir das 20h
União da Vila
- Onde: campo de futebol do bairro Tupinambá (divisa com a Vila Luiza)
- Quando: quarta a sexta-feira
- Horário: a partir das 20h