Presente nas mesas de Natal do sul do Brasil, as "bolachas pintadas" fazem parte da tradição de fim de ano de diversas famílias, em especial no norte gaúcho. Doces e coloridas, as bolachas são feitas de forma artesanal e é comum que a receita passe de geração em geração, cada qual com seu modo próprio de fazer a massa e decorar o alimento.
É o que acontece na casa da agricultora e confeiteira Graciela Giaretta, de Passo Fundo. Basta chegar o mês de dezembro para que os filhos, Emanuel e Guilherme, peçam para a mãe fazer as bolachas. Os biscoitos são uma tradição para os pequenos, que também colocam a mão na massa e ajudam na produção (assista no vídeo).
O momento de fazer a receita é especial para Graciela. Ela aprendeu com a mãe que, por sua vez, foi ensinada pela avó. Quando está concentrada fazendo as bolachas, as memórias da infância voltam e ela enxerga a mãe e avó juntas, preparando as fornadas que fariam a alegria da família Giaretta.
— Lembra muita coisa. Lembramos o passado, né? Memórias muito lindas, muito boas. Ficávamos juntas e uma ajudava a outra — conta.
É por causa das lembranças e experiências que as bolachas pintadas são especiais, principalmente no fim do ano. Apesar de ser uma confeiteira com grande demanda de pedidos, essa receita não é para ser vendida: tornou-se exclusiva para a família.
Oportunidade de renda
A produtora rural Simone Los, que vende na Feira do Produtor de Passo Fundo, viu na receita ensinada pela mãe uma oportunidade de negócios. Ela vende as bolachas pintadas no local há mais de quatro anos, e tem clientes que não abrem mão do alimento.
— Via a minha mãe fazer, e ela aprendeu da minha avó. A gente foi crescendo com isso, e de um dia para o outro comecei a participar da Feira do Produtor. Aí só começou a crescer, desde a produção até as encomendas — relembra.
Simone chega a vender até 100 bandejas de bolachas de Natal por semana durante o mês de dezembro, dado o sucesso das bolachas pintadas. Em comum, ela e Graciela apostam em um tempero especial ao produzir os tradicionais biscoitos coloridos: amor.
— É uma receita de família né? Vai ovos, leite, nata, banha, o açúcar e muito amor também. O segredo é o amor — pontuou Graciela.