Neste final de semana, Carazinho, no norte do RS, promove a 22ª edição da Seara da Canção Gaúcha, um dos mais antigos festivais de música nativista do Estado. Foram inscritas 664 músicas, sendo selecionada 30 inéditas na categoria local e geral e 10 na Searinha.
O presidente da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha, Gustavo Weber, explica que 15 canções passarão para a final, que será disputada no domingo (29) — cinco da categoria local e 10 geral.
— Esse festival vem repleto de emoção, os sentimentos são os melhores. Já estamos com boa parte da estrutura montada. Estamos em contato com os artistas que estão chegando aos poucos em Carazinho, eles que vão transformar a nossa cidade durante esses três dias na capital da música gaúcha — celebra Weber.
Neste ano, o festival volta a ser realizado no Ginásio da Acapesu, que nas décadas de 1980 e 1990 era conhecido como a “Casa da Seara”.
— O espaço onde fomos acolhidos durante as primeiras edições volta a receber a Seara e isso está mobilizando muito a nossa comunidade, pois tem despertado um sentimento de nostalgia e aumentado as nossas emoções — conta o presidente.
O ingresso para acompanhar o festival é um quilo de alimento não perecível. Segundo o presidente, a expectativa é que o público lote o ginásio durante os três dias do festival.
— Temos uma expectativa grande com relação ao público, pois estaremos com os maiores nomes da música gaúcha — diz Weber.
Programação
Sexta- Feira (27)
- 20h – Abertura e classificatória com cinco músicas da categoria local e 10 músicas da categoria geral
- 23h - Apresentação de Mano Lima
- 0h - Tertúlia da Seara
Sábado (28)
- 20h – Homenagem a Luiz Carlos Borges, seguida de classificatória com cinco músicas da categoria local e 10 músicas da categoria geral
- 23h - Apresentação de Gaúcho da Fronteira
- 0h - Tertúlia da Seara
Domingo (29)
- 14h – Mateada cultural
- 16h – Searinha: final com cinco músicas da categoria Piazito e cinco da categoria Piá
- 20h – Final com cinco músicas da categoria local e 10 da categoria geral
- 22h30min - Apresentação de Luiz Marenco
- 23h30min - Premiação da Seara