Em uma semana, cerca de 5 mil fiéis devem se reunir em Passo Fundo, no norte do Estado, para a 63ª edição da Procissão de São Cristóvão. A carreata em homenagem aos agricultores e motoristas iniciará às 7h30min do domingo (28).
A procissão continua com seu tradicional percurso: saída do bairro Boqueirão, seguindo pelas avenidas Brasil e Sete de Setembro e, posteriormente, pela Presidente Vargas, onde os veículos recebem benção em frente à Paróquia São Cristóvão. Realizada sempre no último domingo do mês de julho, essa é a primeira edição da festa como patrimônio cultural imaterial de Passo Fundo, após um projeto de lei ser aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo Executivo.
E já na quinta-feira (25), a Paróquia São Cristóvão dá início ao tríduo de preparação para a festa, com missão e bênçãos às 19h30min. O mesmo acontece às 19h30min da sexta-feira (26), e às 18h do sábado (27). No domingo (28), após a procissão, haverá uma missa especial às 10h, presidida por Dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, na Igreja Matriz da cidade.
Conforme a comissão organizadora, o evento terá uma duração aproximada de cinco horas. E a procissão está confirmada mesmo em caso de chuva, mas as expectativas de tempo firme estão altas.
— As equipes estão se preparando, tanto para a parte espiritual como social, todas trabalhando em pleno vapor. Se São Pedro for bom e continuar ajudando com tempo firme e sol, vai ficar ainda mais fácil — disse o padre Vanderlei Bervian, da Paróquia São Cristóvão.
Depois da missa, haverá a entrega do churrasco da Festa de São Cristóvão. Conforme o padre, cerca de 900 espetos devem ser vendidos para o almoço, que ainda inclui maionese e cuca, e poderá ser retirado para levar ou saboreado no salão paroquial.
Todo o valor arrecadado com a venda do churrasco será destinado para a manutenção da Paróquia São Cristóvão. Além de melhorias estruturais, o recurso também vai auxiliar nos trabalhos assistenciais desenvolvidos pela comunidade, além da compra e distribuição de cestas básicas para famílias em vulnerabilidade.