Realizada sempre no quarto domingo do mês de julho, a tradicional procissão de São Cristóvão, que homenageia agricultores e motoristas, em Passo Fundo, acontecerá em 28 de julho. Este ano marca a 63ª edição do evento, que deve reunir cerca de 5 mil participantes em uma carreata pela cidade.
Assim como em outros anos, a procissão começa às 7h30min do bairro Boqueirão, seguindo pelas avenidas Brasil e Sete de Setembro e, posteriormente, pela Presidente Vargas, onde os veículos recebem benção em frente à Paróquia São Cristóvão. Segundo os organizadores, o evento terá uma duração aproximada de cinco horas.
Essa é a primeira procissão depois da Festa de São Cristóvão ter se tornado patrimônio cultural imaterial de Passo Fundo, após projeto de lei ser aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo Executivo.
— É uma festa bonita, que merecia este reconhecimento. Nossa festa foi reconhecida pela grandiosidade que envolve todo este evento e tantas pessoas, até mesmo aquelas que não são católicas, mas que fazem sua devoção a este santo tão importante — afirmou o padre Vanderlei Bervian, da Paróquia São Cristóvão.
Contudo, o padre lembra a importância da ordem durante o evento, especialmente por causa do alto número de participantes.
— Como é muita gente, sempre zelamos pela ordem e pedimos que os motoristas não criem muito barulho no Centro, sobretudo nas regiões onde pessoas convivem ou próximo de hospitais, para que ninguém seja atrapalhado pelo barulho. Pedimos que as buzinas sejam mais dedicadas na frente da Paróquia São Cristóvão — finalizou.
Antes da procissão, a Paróquia São Cristóvão realizará um tríduo de preparação nos dias que antecedem a festa, terminando em uma missa especial no domingo, às 10h, presidida por Dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo. A procissão está confirmada mesmo em caso de chuva.