Com o inverno se aproximando, as temperaturas começam a cair no Rio Grande do Sul. De acordo com a secretaria de Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo (Semcas), aproximadamente 70 habitantes do município se encontram em situação de rua, além de outras pessoas que só estão de passagem pelo município, mas também não têm um abrigo.
Para ajudar esses indivíduos em situação de vulnerabilidade social, o Grupo RBS, em parceria com Comercial Zaffari, Innovar Incorporações e Universidade de Passo Fundo (UPF), criou a campanha Cobertos de Amor. Trata-se de um projeto desenvolvido para arrecadar agasalhos e cobertores para aquecer o inverno dos moradores da cidade.
– A campanha conta com a solidariedade de toda a comunidade de Passo Fundo. Ver as pessoas se engajando e, principalmente, participando das ações é muito gratificante. Além de arrecadar as roupas e destiná-las de maneira correta, nosso principal papel nesta iniciativa é tornar os projetos sociais que são beneficiados mais reconhecidos na cidade – explica a assistente comercial do Grupo RBS, Liliane Catto.
Foram convidadas três entidades assistenciais de Passo Fundo para receberem as doações do projeto: ONG Amor, Associação Beneficente Mãos Unidas e Projeto Ajude Mais Um.
ONG Amor
A ONG Amor é uma organização filantrópica que atua em Passo Fundo desde 2011. A entidade trabalha na área de assistência social junto à comunidade e presta serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.
– A atuação da instituição vai além, procurando apoiar as famílias mais vulneráveis em todas suas necessidades, doando alimentos, roupas e agasalhos, móveis e eletrodomésticos, fraldas, materiais escolares. Além disso, a organização auxilia em qualificação para o mercado de trabalho, treinamento de jovem aprendiz, encaminhamentos para solução de problemas de saúde e para a rede socioassistencial – diz o presidente da ONG Amor, Milton Serpa Menezes.
Atualmente, são atendidas 760 famílias (cerca de 3.800 pessoas) em estado de vulnerabilidade social. Com o intuito de prestar um serviço qualificado e eficaz, a instituição conta com profissionais capacitados, como assistente social, psicóloga, pedagoga e oficineiros de música, artes, dança, esportes, teatro e informática, além de recreacionistas.
Associação Beneficente Mãos Unidas
Já a Associação Beneficente Mãos Unidas tem como objetivo oferecer auxílio e ferramentas de trabalho para recicladores. Atualmente, a instituição conta com 70 famílias cadastradas.
– Com esta campanha, encabeçada pelo Grupo RBS, temos a capacidade de aquecer os corações de quem nem sempre consegue emprego. E, mesmo com eles trabalhando, o ganho é bem pouco com o material reciclável. Então, ajudá-los com um cobertor e um agasalho é uma oportunidade para praticar a solidariedade e o amor ao próximo – afirma a voluntária da Associação Beneficente Mãos Unidas, Irmã Inês.
Projeto Ajude Mais Um
O Projeto Ajude Mais Um, por fim, começou como uma forma de distribuição de marmitas durante a pandemia. Agora, a entidade possui um pavilhão, onde são realizadas atividades, como reforço escolar e aulas de boxe para 20 crianças. Ainda este ano, a organização pretende aumentar os serviços e fornecer ensino de música e costura.
Além dessas crianças, a associação auxilia cerca de 125 pessoas por mês, com suprimentos e outros itens. Após a campanha do agasalho, a instituição recebeu cerca de 1.500 peças de roupas, que serão distribuídas entre os beneficiados.
– O Projeto Ajude Mais Um visa ser uma ponte entre os necessitados e as pessoas que querem ajudar. Por meio dessas doações, a associação conseguirá auxiliar diversos moradores de Passo Fundo em situação de vulnerabilidade a se manterem aquecidos neste inverno – conta o fundador do Projeto Ajude Mais Um, Mauro Melo.
Trabalho em equipe
O inverno é a estação mais crítica no Rio Grande do Sul e muitas pessoas não têm condições de se proteger do frio de maneira adequada. Para alcançar o sucesso do projeto, o trabalho em equipe foi fundamental. Uma das instituições que auxiliou a campanha foi a Innovar Incorporações. A urbanizadora trabalha para oferecer áreas com infraestrutura completa, pensadas na qualidade de vida e no bem-estar.
– A campanha Cobertos de Amor representa a força da solidariedade e da empatia. A união em torno do bem comum é fundamental, principalmente em um período de baixas temperaturas. A mobilização conjunta traz mais credibilidade ao trabalho. Quando várias entidades se unem, a ação se torna mais visível e, assim, engaja a comunidade no mesmo propósito. Com esse trabalho em equipe, podemos levar solidariedade para mais gente – relata a gerente de marketing da Innovar Incorporações, Adriana Dameto Mertz.
Os outros dois pilares deste projeto foram a Comercial Zaffari, rede de supermercados e atacarejos, e a Universidade de Passo Fundo. Ambas também ajudaram na mobilização de pessoas e arrecadação de itens.
- Unir forças para aquecer o inverno de milhares de famílias de Passo Fundo. Este é o propósito da campanha Cobertos de Amor, que é hoje um dos grandes movimentos em prol de uma causa tão nobre que é a arrecadação de agasalhos e cobertores. Somos há muitos anos parceiros, apoiadores e colocamos nossas lojas à disposição como pontos de coleta, porque acreditamos nesse projeto e sabemos que nossos clientes, acima de tudo, acreditam, quando depositam suas doações para ajudar a quem precisa. Hoje só temos a agradecer a todas essas pessoas e também às empresas parceiras que fortalecem a cada ano essa campanha tão importante - diz a gerente de marketing da Comercial Zaffari, Mônica Cristina Schmitz.
– Além da campanha ter esse viés de solidariedade e responsabilidade social, um dos pontos importantes desse movimento foi a participação conjunta das marcas. Assim, conseguimos associar uma referência muito positiva e emanar forças e movimentos em direção ao bem-estar comum. Uma soma de esforços que foge da ideia costumeira de cada um fazer seu movimento. O projeto foi um esforço congregado que trouxe resultados para a comunidade e uniu grandes marcas – afirma o gerente da Divisão de Marketing e Comunicação da UPF, Giancarlo Bottega.