O jornalista Gabriel Quadros colabora com a colunista Julia Possa, titular deste espaço.
O Hospital Cristo Redentor (HCR) de Marau, no norte gaúcho, está prestes a dar um grande passo para a saúde da região. A instituição inaugura em breve um laboratório de Ciências em Saúde, que promete revolucionar os diagnósticos médicos com exames de imagem mais precisos.
Com investimento de R$ 5,6 milhões, o novo laboratório contará com equipamentos modernos e será instrumentalizado com inteligência artificial, visando aprimorar a qualidade e a agilidade na identificação de doenças.
O diretor executivo do hospital, Marcelo Borghetti, destacou que a criação do laboratório é fruto de meses de trabalho, planejando não apenas a compra de equipamentos, mas também a utilização de tecnologias de aprendizado profundo e machine learning, uma ferramenta de inteligência artificial que se concentra na construção de sistemas que aprendem ou melhoram um desempenho.
— Esse investimento visa melhorar a obtenção de imagens e, com o auxílio da inteligência artificial, identificar novos padrões que ajudem no diagnóstico e tratamento de diversas doenças — disse Borghetti à coluna.
Com a inauguração do novo laboratório, o HCR busca se posicionar como um dos hospitais mais modernos da região, com o compromisso de oferecer um atendimento médico mais eficiente e preciso.
Uma parceria firmada entre o HCR e o Sicredi, por meio do programa FINEP Inovacred, viabilizou os recursos necessários para o projeto. O financiamento permitirá ao hospital não só a aquisição dos equipamentos, mas também a expansão de sua infraestrutura, o que resultará na melhoria do atendimento para a comunidade local e regional.
Segundo o presidente da instituição, Adelar Confortin, o projeto representa um marco para o hospital e para a saúde de Marau e região.
— Essa parceria e o investimento em tecnologia de ponta reforçam o nosso compromisso em cuidar da saúde das pessoas com qualidade e humanização — declarou Confortin.
O laboratório também servirá como um Centro de Pesquisa, atraindo médicos, pesquisadores e profissionais da saúde para colaborar em novas descobertas e avanços.
Para comentários, dúvidas e sugestões de pauta entre em contato através do e-mail julia.possa@gruporbs.com.br.