A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) planeja abrir o curso de Enfermagem no campus Passo Fundo em janeiro de 2025. Inicialmente serão 30 vagas ofertadas em turmas anuais.
O Ministério da Educação autorizou a abertura em 23 de dezembro de 2022, mas a instituição não lançou o curso imediatamente pois demandava uma reorganização interna para a primeira turma.
Agora, a reitoria da UFFS confirmou a intenção e disse que vai bater o martelo no próximo conselho universitário, em 27 de setembro.
A possibilidade de abrir o curso se tornou mais palpável depois de ajustes para a contratação de professores. A instituição trabalha para entrar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) entre outubro e novembro e, enfim, iniciar a primeira turma até março de 2025.
O campus Passo Fundo também organiza o espaço aos novos estudantes, como parte das secretarias, que vão para o praticamente pronto prédio histórico nº 2, entre outros ajustes.
Hoje o campus Passo Fundo da UFFS tem 367 estudantes de Medicina, o único curso da instituição na cidade.
Desde a abertura, em 2013, a universidade formou nove turmas de médicos. Nas residências foram 973 novos médicos especialistas e 33 especialistas multiprofissionais.
Por que isso importa
O curso de Enfermagem na universidade federal é mais uma forma de atrair pessoas de todo o Brasil para a Passo Fundo — fator que acrescenta tanto na economia local quanto na diversidade cultural da cidade.
Além disso, é uma oportunidade para formar profissionais que atuarão no polo de saúde e em outros municípios da região, onde há demanda por enfermeiros.
Conforme o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS), hoje Passo Fundo tem 983 enfermeiros, 44,8% a mais que havia em 2019, quando eram 679. A subseção Passo Fundo, que inclui 131 municípios, tem 2.883 enfermeiros inscritos, 182 a mais que os 2.701 registrados há cinco anos.
— A sociedade precisa de mais profissionais — disse o presidente do Coren-RS, Antônio Ricardo Tolla da Silva.
O ideal proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de cinco enfermeiros a cada 1 mil habitantes — incluindo auxiliares. No Brasil, são 3 milhões de profissionais da área, sendo 600 mil formados em Enfermagem.
Para comentários, dúvidas e sugestões de pauta entre em contato através do e-mail julia.possa@gruporbs.com.br.