O futuro da pecuária brasileira foi tema de painel realizado na manhã desta quarta-feira (2) pela Atitus Educação, na sede do Instituto Aliança, em Passo Fundo. A discussão foi liderada pelo ex-ministro da Agricultura e presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.
O foco do debate foi a cadeia produtiva de aves e suínos. Turra destacou o protagonismo do país e do RS na produção e exportação de carne de frango, mas apontou a necessidade de melhorar a logística, a fim de tornar o negócio mais atrativo ao mercado.
— Será que nossa região, que produz tanto, que gera tanto tributo a nível federal e estadual, pode continuar suportando essa escassez, esse apequenamento na logística? Tem sido uma dificuldade imensa manter a agroindústria ativa de pé, algo que gera tanta riqueza em uma região privilegiada como a nossa — afirma.
Em outro momento, o painelista trouxe dados da produção global na indústria de proteínas, incluindo ovos. Além disso, foram apresentadas novas oportunidades de produção aos pecuaristas que iniciam sua carreira produtiva.
— Carne de avestruz, peru e peixes como salmão e tilápia ainda são pouco explorados no país, mas têm um rendimento grandioso lá fora, com excelentes resultados. É preciso pensar em alcançar também esta demanda, com novos criadouros e tecnologia — acrescentou Turra.
O painel também teve a participação do diretor da Escola do Agronegócio da Atitus, Deniz Anziliero, do gerente comercial da Resolpec, Lucas De Carli Meneghello, e mediação do CEO do centro de formação CNEX, Douglas Souza.