Por Leonardo Calegari, fisioterapeuta, doutor em Ciências da Saúde pela UFCSPA e coordenador Científico da ASSOBRAFIR - Regional RS
A fisioterapia no Brasil completa 55 anos de regulamentação da profissão no dia 13 de outubro, marcando uma trajetória de conquistas que valorizam os mais de 230 mil fisioterapeutas em atividade no país.
Os avanços tecnológicos e a maturidade científica têm impulsionado o reconhecimento da fisioterapia, especialmente na última década. No cenário mundial, a fisioterapia brasileira se destaca pela produção científica e pela proposição de abordagens inovadoras de avaliação e tratamento, principalmente nas áreas de ortopedia, neurologia e cardiopulmonar.
Os fisioterapeutas são promotores do movimento e da funcionalidade, possuindo a característica peculiar de motivar seus pacientes
As novas tecnologias em reabilitação estão promovendo uma transformação na avaliação e nas abordagens terapêuticas. Sensores capazes de monitorar movimentos, mensurar a atividade elétrica muscular e quantificar a força muscular com precisão estão cada vez mais presentes nas clínicas de fisioterapia. Inovações como a eletroestimulação aplicada a pacientes críticos, laserterapia de baixa e alta intensidade, neuromodulação não-invasiva, reabilitação robótica e o uso da realidade virtual são alguns exemplos da fisioterapia contemporânea. Além das tecnologias, o avanço em técnicas e recursos de terapia manual tem proporcionado uma melhor compreensão do sistema miofascial e da biomecânica articular.
Esse conjunto de conhecimentos converge para a otimização dos resultados clínicos, frequentemente relacionados à analgesia e à promoção da funcionalidade, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Afinal, a qualidade de vida vai além da estabilidade clínica proporcionada pelo tratamento farmacológico.
Os fisioterapeutas são promotores do movimento e da funcionalidade, possuindo a característica peculiar de motivar seus pacientes. Profissionais indispensáveis na promoção da saúde e do bem-estar físico, eles contribuem para transformar vidas e devolver vitalidade. Parabéns a todos os fisioterapeutas que fazem da sua profissão uma missão de acolhimento e transformação.