De repente, virou modinha. Só se fala no copo térmico Stanley, aquele de aço inoxidável com paredes duplas. Você não deve estar ligando o nome à pessoa (ou melhor, ao urso da marca). Escolher um urso polar pra mostrar que gela faz sentido. Ele ter uma coroa na cabeça, eu até entendo: coroa é realeza, elemento nobre, transmite qualidade. Agora ter asas, sei não, alguém voou longe. Urso de asas requer um certo poder de abstração. Mas isso é o copo original. Aquele que empodera e dá o recado “essa pessoa sabe das coisas”. Como sempre, existem as versões mais baratas que prometem gelar.
Me pergunto como fica o lado emocional. Dá prestígio ser #TeamStanley.
Esses dias, vi um bem faceiro na beira da praia. Um, não. Diversos.
Desde que pensei em escrever sobre isso, comecei a prestar atenção e enxergo o tal copo por toda parte. O calor que está fazendo nesse verão certamente ajudou a criar a moda. Quem não gostaria de testar se a bebida permanece mesmo tanto tempo gelada, com o gelo intacto lá dentro? Onde tiver uma roda de gente brindando, a probabilidade é grande do amigo Stanley estar junto. Idem nas piscinas, quadras de esporte, campings, churrascos, pescarias e nas pias de banheiro pra quem sonha com uma água geladinha no meio da noite.
No mundo corporativo, há um verdadeiro fetiche por Stanley. Imagine gerentes e lideranças sem ganhar o seu no kit firma, em agradecimento a tanto suor e lágrimas? Dá justa causa. O poder do copo invadiu outras esferas da vida e até virou notícia. Você deve ter lido a história de um homem em Minas que esqueceu seu Stanley num quarto de hotel e só percebeu quando chegou em casa. Adivinha? Voltou 500 km pra buscar, e a água do copo continuava bem gelada. Notícia ou meme? Tem vários na internet. Quando a ostentação encontra o deboche, sai de perto.
Além do copo com e sem tampa, tem cooler, garrafa, caneca, cuia e até bomba de chimarrão. E você achando que urso só gosta de frio, hein? O da Stanley também esquenta. Será uma mensagem subliminar ao derretimento das calotas polares? Inclusive descobri que essa marca americana (onde a moda também estourou) entrou na América do Sul pela força dos mates e tererês. Pra cervejinha gelada, foi um pulo. O copo é febre no mundo inteiro, e há poucos anos teve sua fabricação interrompida. Nada como o combo influenciadores e redes sociais pra ressuscitar uma marca e criar desejo. A garantia vitalícia é outro forte apelo. Hoje em dia, o que dura a vida toda? Em tempos de amores líquidos, essa promessa dá um quentinho no coração.