Por Pepe Vargas, candidato à prefeitura de Caxias do Sul pelo PT
Desde o primeiro dia na prefeitura de Caxias do Sul, vamos trabalhar para que a saúde e a economia andem juntas. Só a pessoa saudável consegue trabalhar. Vamos combater a pandemia. Nada vai fechar, e se uma segunda onda vier, estaremos preparados.
Na saúde, vamos ampliar as equipes de saúde da família e construir novas unidades básicas. Vamos descentralizar o Samu e fazer mutirões para zerar as filas de consultas especializadas e cirurgias. Usar as novas tecnologias para o atendimento e para a marcação de consultas e, quando houver uma vacina contra o coronavírus, trabalhar para vacinar a população.
No emprego e renda, usaremos os recursos da prefeitura para fazer a economia crescer. Iremos isentar de impostos, por um ano, as novas pequenas e microempresas, com o programa Custo Zero. Criaremos o programa extraordinário de parcelamento de dívidas das empresas. Para atrair novas, devolveremos parte do ICMS gerado, por um determinado tempo. Essas propostas ajudam as empresas instaladas e as que irão se instalar.
Vamos combater a pandemia. Nada vai fechar, e se uma segunda onda vier, estaremos preparados
Na educação infantil, garantiremos vagas a todas as crianças de quatro e cinco anos, com a construção de escolas e de parcerias com organizações da sociedade, adequando espaços nas escolas existentes e ampliando gradativamente as vagas de tempo integral. Vamos também priorizar vagas de creches para crianças de até três anos de famílias de menor renda. Faremos a pré-inscrição da educação infantil e do 1º ano.
Na segurança, estruturaremos a guarda municipal e adequaremos o efetivo. Vamos ampliar ações da patrulha do Interior. Retomar e ampliar o policiamento comunitário em parceria da guarda com a Brigada. Recuperar as câmeras de vídeo instaladas e ampliar o seu número e alcance, priorizando os limites do município e, também, assegurar o monitoramento compartilhado entre o município e o Estado.
Na mobilidade, faremos o plano diretor de mobilidade urbana. Queremos implantar o transporte multimodal, a moderação do tráfego e o plano municipal cicloviário. Instalaremos câmeras e painéis eletrônicos para orientar o tráfego e organizar o sistema de semáforos. Trabalharemos pelo rebaixamento do preço da passagem de ônibus. Lançaremos a licitação para construção do VLT pela iniciativa privada.