Edson Luiz Salomão, médico veterinário, responsável técnico pelo Jardim Botânico e Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul
A ação destrutiva do homem na natureza coloca em risco a fauna e a flora de nosso planeta, muitas espécies de plantas e animais estão desaparecendo da face da terra sem ao mesmo o homem ter sabido de sua existência. A lista dos animais ameaçados de extinção aumenta na proporção em que a ganância do homem desmata, polui a terra, o ar e a água, diminuindo os ecossistemas e habitats naturais. Que órgão vai se preocupar com a preservação dessas espécies e evitar a extinção?
O número de filhotes órfãos, animais mutilados por arma de fogo, aves com asas amputadas, animais atropelados nas rodovias, lesionados em queimadas e ataques de cães já justificam a existência de um zoológico. Como reintroduzir na natureza uma ave sem uma asa, uma perna ou um filhote criado na mamadeira que vê no homem um amigo que fornece seu alimento? Se solto vai a procura de alguma residência, vendo ali um local seguro, com certeza será abatido pelo homem ou pelos cães da propriedade. Nos zoológicos esses animais sobrevivem com dignidade, servem de material para pesquisas científicas, bancos genéticos e educação ambiental, ajudando a formar cidadãos conscientes da importância da preservação de nossa fauna e flora, fundamental para noss a sobrevivência.
É nos zoológicos que médicos veterinários, biólogos e outros profissionais conseguem recuperar muitos desses animais acidentados e reintroduzi-los na natureza, sendo esse um dos momentos mais emocionantes para quem trabalha com essas criaturas da natureza, infelizmente nem sempre é possível, é aí que vamos dar valor a um zoológico. Os zoológicos são obrigados a seguir rígidas leis para seu funcionamento e fiscalizados intensivamente pelo IBAMA e Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Os recintos são dimensionados conforme o número e porte dos animais, com normas bastante rígidas visando o bem estar, incluindo elementos que representam o mais próximo possível o seu habitat. Os zoológicos são indispensáveis para a sobrevivência da nossa fauna.