Por Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre
O varejo passa por uma revolução provocada pelas novas tecnologias, internet, rede sociais e inteligência artificial. Neste cenário, cada vez mais complexo e conectado, é imprescindível que o varejista busque qualificação para sobreviver aos tempos modernos. Atualizar-se passa a ser fator crítico de sucesso para o empreendedor acompanhar tendências, encontrar soluções e detectar novas possibilidades para o negócio, além das melhores ferramentas que a tecnologia pode gerar para o seu sucesso.
A fase em que as pessoas criavam uma empresa apenas para ganhar dinheiro acabou. Hoje é preciso inovar, reinventar e estar atento às necessidades dos consumidores. O negócio precisa ter um propósito e deixá-lo claro ao público. Exige uma razão para existir e esta deve estar presente naquilo que se faz, produz e vende. As empresas do setor varejista precisam também proporcionar experiências aos seus clientes. Quem não andar ao encontro dessa ideia não sobreviverá por muito mais tempo no mercado competitivo que estamos inseridos.
Apenas cuidar do negócio também já não faz mais sentido. Aqueles empreendedores do varejo que não procurarem formas de atualização e qualificação, como a Feira Brasileira do Varejo, por exemplo, reduzem sua perspectiva de atuação. Acompanhar as tendências e mudanças que impactam o mercado e a forma de se consumir é fundamental para adotar novos métodos de se relacionar com clientes e novas ideias de comercialização de produtos.
As grandes redes investem porque têm capital, tecnologia e núcleos de pesquisa que auxiliam na estratégia de crescimento. Já os pequenos não possuem todo esse suporte. Por isso mesmo que esses, especialmente, devem aproveitar as oportunidades como feiras e congressos para, além de qualificação, fazer benchmark, e criar novas ideias e propostas que tragam oportunidade para que seus negócios prosperem.