Por Sid Schames, diretor do Festival de Cinema Acessível
Você sabia que, conforme o mais recente censo (de 2010), 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência? Isso equivale a 23,9% da população, um quarto do total. Reflita sobre esse dado oficial e convenha: é muito importante que enxerguemos tal realidade e olhemos uns aos outros com atenção e carinho, que desfrutemos a vida lado a lado, que percebamo-nos, que respeitamo-nos, que exercitamos cotidianamente nossa empatia.
Faz quatro anos que vivenciamos essa diversidade de forma intensa. Com o Festival de Cinema Acessível, temos a experiência incrível da acessibilidade plena. No evento, há audiodescrição para cegos, quem tem baixa visão e quem tem deficiência intelectual ou cognitiva, legendas explicativas e LIBRAS para surdos, e, no Cine Santander Cultural, contamos com rampas para quem tem deficiência de mobilidade. Tudo é elaborado com tecnologia que equipara as oportunidades de diversão e entendimento da obra, possibilitando a todas as pessoas, mesmo a quem jamais teve, a oportunidade de ir ao cinema. A experiência é marcante! O aprendizado de todos é fantástico.
O objetivo do festival é de realmente colaborar fortemente para o advento de um mundo melhor e uma sociedade mais justa e inclusiva. O foco não são só as pessoas com deficiência. A ideia é fazer com que todos compartilhem de um evento cultural, algo que pode ser chamado também de "inclusão ao contrário", voltada a um universo único. O festival provoca reflexão sobre conceitos, preconceitos e a simples falta de conhecimentos. É a democratização do direito de escolha e uma oportunidade, em especial para as crianças, no caso do festival Kids, ao processo educativo de conviver com a diferença.
Acredito que tudo para todos e ao mesmo tempo é possível.
Além de a entrada ser gratuita (o que o torna inclusivo também em termos financeiros), o Festival de Cinema Acessível Kids proporciona toda essa vivência e a experiência de compartilhar a arte. A cada sessão, são sempre novas emoções, de quem teve acesso a algo que nunca pôde desfrutar e de quem vive a emoção dessa pessoa e se põe no lugar dela.
O Festival de Cinema Acessível Kids apresenta o filme Frozen neste sábado, às 15h, no Cine Santander Cultural. Na quarta-feira, haverá sessões para escolas.