Por Gabriela Ferreira, líder de Impacto Social do Tecnopuc e diretora técnica da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec)
Desde que a Organização Mundial da Saúde foi criada, em 1948, a expectativa de vida no planeta aumentou em 25 anos. Alguns dos principais ganhos em saúde se verificam na atenção à primeira infância e também em mudanças de hábitos e alimentação. A tecnologia e a inovação, no entanto, crescem em importância para manter a qualidade de uma existência cada vez mais longeva.
Com ajuda de robôs, médicos operam pessoas com mais eficiência e eficácia. Nanorobôs substituirão exames tradicionais fazendo uma avaliação contínua das condições vitais. Eles poderão evitar medicamentos ao andar pelo nosso corpo, limpando artérias e depositando fármacos na medida exata da necessidade. Também os wearables (as tecnologias vestíveis) ajudarão a acompanhar os indicadores. Todas as informações pessoais serão guardadas de forma criptografada por meio de blockchain. A partir desses milhares de dados, com uso de inteligência artificial, profissionais farão melhores diagnósticos, reduzindo riscos e promovendo a prevenção de doenças. Sem solução para casos graves? A impressão 3D, além de equipamentos e utensílios, pode imprimir próteses, tecido humano e até órgãos inteiros.
A julgar pela evolução na área, é bastante provável que, num futuro não tão distante, tenhamos algo parecido com os recalls da indústria automobilística.
— Bom dia, senhor! Entro em contato para informar que, de acordo com o acompanhamento dos seus dados, deverá comparecer esta semana para a substituição da sua aorta. O seu microchip já recebeu toda a informação sobre o preparo necessário para o procedimento.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, representando 31% do total, e poderemos atuar nelas facilmente. Por outro lado, mais de 600 mil pessoas são mortas a cada ano de forma violenta e o Brasil ocupa o primeiro lugar da lista, responsável por 12,5% desse número. Que a tecnologia e a inovação cuidem do corpo, viabilizando uma vida cada vez mais longa com qualidade. Para que, assim, possamos nos dedicar a cuidar do elemento mais importante que existe em nós e que não tem recall: a humanidade.