Por Ir. Celassi Dalpiaz, diretora do Colégio Santa Inês
Escola e família, uma relação delicada quando percebemos que nem sempre os olhares convergem. Humanização e cultura são aspectos do aprendizado que merecem a mesma medida. Neste sentido, linguagem comum e movimentos convergentes ampliam as possibilidades. Somar esforços nos ajuda a pensar em ações que se traduzem em novas atitudes capazes de se transformarem em grandes mudanças.
O que podemos fazer para dar uma educação de qualidade aos nossos filhos? Uma das ações é acompanhar as crianças que ingressam na escola. Este período impacta ao longo da escolarização.
O envolvimento da família tem influência direta sobre a aprendizagem, a disciplina e a formação do caráter. Pais mais visíveis tornam estudantes visíveis, filhos visíveis, aprendem mais e melhor. A presença dos responsáveis no cotidiano escolar amplia o capital social e cultural das famílias. Muitos pais querem uma escola que dê aos filhos felicidade - nem sempre olham para a aprendizagem. Não bastam filhos felizes - precisam ser exigidos para aprender.
A escola tem dificuldade de passar às famílias seu projeto e seus ideais. As famílias precisam ver a escola como fonte de sonhos, conhecimentos e interações socioemocionais, não apenas como espaço social. Precisamos tornar a escola visível para que os pais vejam o que acontece com seus filhos na área do conhecimento e não apenas nos incidentes cotidianos.
Nossa principal ferramenta como educadores e como instituição é a atenção que dedicamos a alguém. Eu invisto o meu amor onde coloco a minha atenção, onde eu tenho atenção, ponho consideração; assim, os vínculos se formam e o espaço para aprender é ampliado. Eu me desenvolvo na medida em que sou reconhecido.
Pequenas ações geram novas atitudes e causam grandes transformações quando conseguimos fazer convergir os olhares, em prol de uma formação integral dos estudantes. A sociedade muda quando nós, como cidadãos, mudamos e nos comprometemos com o presente de nossa sociedade. Até quando vamos esperar para somar esforços?