Amplo estudo realizado no mercado do Reino Unido, o mais competitivo e pesquisado do mundo, comprova não apenas a força da publicidade como geradora de retorno para os investimentos das empresas anunciantes como demonstra que, mesmo após o grande crescimento das mídias digitais, é com as mídias tradicionais, em especial a TV, que os anunciantes obtêm os melhores resultados a curto (de três a seis meses da veiculação) e a longo prazo (três anos ou mais).
O trabalho, encomendado e pago pela ThinkBox, a entidade que reúne o setor de televisão do Reino Unido para cuidar de seu marketing, foi realizado por duas consultorias especializadas de grande reputação: a Ebiquity e a Gain Theory.
Foram analisados os resultados reais de mais de 2 mil campanhas de 11 categorias de mercado, levantando os retornos efetivamente obtidos tanto a curto como a longo prazo. O estudo comprova que praticamente todas as mídias geram retorno, apesar de ser em graus variados entre elas e nos prazos. Em média, a publicidade gera um retorno do investimento total (ROI) de £ 3,24 por £ 1 aplicada ao longo de três anos.
Nesse quadro geral, a TV se destaca, por gerar 71% do total dos lucros resultantes dos investimentos em publicidade no período de tempo analisado e ter o maior índice de ROI: £ 4,20. Em seguida vem a Mídia Impressa (jornais e revistas), com 18% do total e ROI de £ 4,20. O Vídeo Online (VOD da TV, vídeos no YouTube e no Facebook, bem como vídeo via mídia programática) respondeu por 4% do total de lucros e o ROI de £ 2,35. O Rádio foi responsável por 3% do total e tem ROI de £ 2,09. O Out-of-Home também respondeu por 3% do total e tem ROI de £ 1,15. E o Display Online respondeu apenas por 1% do total e teve o único ROI negativo, de £ 0,84.
Em termos de investimento no curto prazo, a TV se destaca por oferecer o retorno mais seguro entre todas as mídias, com £ 12,96 por £ 1 investida, que é mesmo índice, aliás, que se registrou na média total. O Rádio registrou ROI de curto prazo de £ 6,12; a Mídia Impressa de £ 5,07; o Vídeo Online de £ 4,84; o Display Online de £ 2.38 e o Out-of-Home de £ 2,29.