* Presidente do Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (Ipergs)
Fortalecer a assistência à saúde e melhorar as práticas de gestão previdenciária são as premissas do projeto de especialização do IPE. Foi desenvolvido com o compromisso e o desafio de repensar novas formas de garantir o amanhã dos servidores, em duas das principais áreas: saúde e previdência. Com o avanço destas necessárias mudanças, teremos um Estado melhor preparado para as demandas do presente e do futuro dos servidores.
Qualificar e fortalecer o serviço, tornando-o ainda mais eficaz e especializado, são os objetivos do IPE-Saúde, que vai se modernizar e profissionalizar a gestão, com maior agilidade nas tomadas de decisões, possibilitando a inclusão de novos procedimentos e especialidades, acompanhando os principais avanços da medicina. A relação com a rede credenciada também deverá ser fortalecida, com o foco voltado exclusivamente para a saúde.
Importante salientar a importância estrutural da Previdência, tratada de maneira responsável e séria pelos diferentes governos do Estado que colaboraram para a modernização do sistema de Previdência Estadual. Se hoje planejamos um novo amanhã, é pelo reconhecido legado que foi deixado, independente de partido ou ideologia política. A consolidação do IPE como gestor único se dá agora, no atual governo, o que permitirá a adequação à legislação federal, garantindo a sustentabilidade e a qualificação destas questões.
Entre os avanços da Previdência, destaca-se uma antiga reivindicação das servidoras, especialmente das professoras, em tratar igualmente os cônjuges e companheiros como dependentes previdenciários. Com a especialização, o IPE será o gestor único do RPPS, o que além de fortalecer o sistema, irá garantir a aposentadoria segura dos servidores que ingressaram a partir de 2011, já no Regime de Previdência Capitalizado.
Precisamos ser contemporâneos e nos adequar às necessidades e exigências da atualidade. Ser responsável pela assistência à saúde de mais de 1 milhão de pessoas e pela previdência de um Estado faz com que tenhamos o dever de trabalhar e ter disposição para mudar, sempre em busca de melhorias, fortalecimento e qualificação do serviço público. O resultado destas ações se refletirá, também, na retomada da capacidade do Estado em investir em educação, saúde e segurança para todos os gaúchos.