* Advogado
Infelizmente, as notícias, mais uma vez, nos dizem que a educação no Estado e país não consegue avançar. Não temos uma evolução digna de uma sociedade que precisa crescer.
O iRS, na divulgação dos seus dados, revela que nosso Estado não cresceu nos índices de desenvolvimento. Estamos com queda em qualidade de vida. Olhando o iRS e associando a outros dados paralelos, se confirmam as consequências no processo de educação. Nos resultados do Saers, o Estado foi o que mais retrocedeu em português e matemática no ensino médio. Hoje, 93% dos estudantes do 1º ano estão abaixo do nível esperado para sua escolaridade em matemática. Em ambas as disciplinas, não passam de 5% os alunos com habilidades consideradas avançadas para sua série.
Recordo que levantamento do Movimento Todos pela Educação havia mostrado que menos de 9% dos alunos saem da escola com conhecimento adequado em matemática e português.
A organização considerou que o retrocesso é preocupante, "a descontinuidade de políticas na educação por conta das trocas nas gestões estaduais e a desvalorização dos professores, com salários baixos e falta de perspectivas de crescimento ..." esses e outros fatores contribuem para esse quadro.
O resultado da avaliação das escolas públicas estaduais em português e matemática revelou que continuamos com níveis sofríveis para não usar adjetivos mais fortes, o que não é muito diferente nas municipais e particulares, sempre, com as honrosas exceções.
Em nível Federal, nos três anos de vigência do Plano Nacional de Educação, apenas seis das trinta metas e estratégias que deveriam ter sido cumpridas até este ano foram alcançadas, total ou parcialmente. O previsto até 2024, não será cumprido.
O atual governo do RS, que já está no fim, tem seu terceiro secretário de Educação, sem soluções, sem recursos, mas o tempo urge contra nossa juventude. Enfim essa é a realidade dos governos que se sucedem e não tem a educação como prioridade.
Para onde vamos se todos sabem que a educação é a solução para os nossos problemas e não se investe o necessário?