* Vice-governador do Rio Grande do Sul
Reconhecer a verdade é muito mais simples do que se pensa. Valorizar a boa parceria é ainda mais fácil. É preciso apenas saber reconhecer. No atual cenário de dificuldades econômicas enfrentadas pelo poder público, a ação das comunidades faz a diferença. São muitos os exemplos espalhados por este Rio Grande. Mas vou citar o de Igrejinha.
A sobra de caixa da Oktoberfest, retorna à comunidade. A mais recente boa ação aconteceu no final do mês passado, quando foram doados à BM uma caminhonete Amarok e um automóvel Voyage, totalizando cerca de R$ 155 mil.
Esta iniciativa é um alento para quem, como eu, aposta na força e na importância da mobilização da sociedade civil. É importante destacar essas iniciativas porque as comunidades sabem fazer o simples dever de casa: converter em benefícios para todos parcela significativa dos recursos arrecadados.
E não estamos falando dos compulsórios e, neste caso, trata-se de uma festa privada que, a cada edição repete uma história espetacular. A Associação dos Amigos da Oktoberfest distribui os recursos, contribuindo, assim, para que a população tenha mais saúde, mais educação e mais segurança. Exemplos de cidadania, de visão coletiva pelo bem comum e também de sabedoria.
Todos reconhecem que os governos podem cada vez menos. Estão endividados e precisam de parcerias e, em contrapartida, governantes devem se comprometer a arrumar a casa, gerir os recursos públicos com respeito, tomar as medidas necessárias de ajuste para, enfim, chegar mais perto da comunidade entregando os serviços essenciais como educação, saúde, segurança.
Acredito que somente com uma participação efetiva e permanente da população teremos avanços sociais significativos. Cabe à sociedade decidir sobre o futuro e cobrar dos gestores públicos o encaminhamento e a aprovação dos projetos em prol de todos. E a nós, como governantes, buscar os melhores caminhos, oferecendo projetos de longo prazo, pensando não apenas no presente, mas principalmente nas próximas gerações. Simples assim.