* Presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE)
No Brasil que vivenciamos hoje, a carência de lideranças que levem o país adiante e nos auxiliem a encontrar o caminho da retomada é evidente. Estamos mergulhados em problemas e não encontramos vozes que guiem a nação em direção à prosperidade. Faltam-nos líderes empresariais, políticos e da sociedade civil.
A afirmação acima inclusive parece ser atemporal, e aqui sem demérito a algumas parcas, mas excelentes, lideranças que existem. Talvez a afirmação mais assertiva seja de que esses líderes não existem na quantidade adequada que um país tão grande quanto o Brasil exige e merece.
Dentre as qualidades de um líder, as que mais aparecem em recentes estudos são a ética e a integridade moral e a capacidade de fazer dessas qualidades um farol para os demais. Além dessas, inúmeras outras competências aparecem no tocante à liderança, tais como boa comunicação, antevisão e liderança pelo exemplo. Se listarmos apenas algumas das competências requeridas, o problema da carência de lideranças se mostrará latente, dado que não conseguimos identificar, em abundância de quantidade, essas características em muitos brasileiros.
Interessante notar que, quando falamos em liderança, logo conseguimos formar uma imagem ou estereótipo de alguém que possa bem nos orientar em nossas empresas, nossas vidas e em nossas decisões. Esquecemos muitas vezes que os líderes podemos ser todos nós, e aqueles que guiarão a nação no caminho da retomada também seremos nós. Somos nós, os indivíduos, os líderes de nossa vida e dos caminhos que escolheremos trilhar, seja individualmente, seja coletivamente, como país. Talvez, ao esperarmos um líder salvador em qualquer esfera, estejamos condenados à espera.
É por isso que o caminho da retomada do país pode passar não por termos um grande líder protagonista, mas, sim, por contarmos com inúmeros e incontáveis coadjuvantes que guiem em conjunto a saída da crise. E é nesse contexto, na formação e lapidação dessas inúmeras lideranças, que se inserem instituições como o IEE, com o propósito de formar indivíduos que sejam líderes em suas vidas, auxiliem o país com seus esforços individuais e que carreguem consigo os valores e as competências requeridas para tal.