A maior e principal causa dos engarrafamentos quilométricos da RS-040 entre Viamão e Porto Alegre, em especial, das 6h às 8h, por incrível que pareça, são as sinaleiras mal programadas. A regulagem dos semáforos influencia no fluxo durante tempo demasiado para o cruzamento de um ou outro veículo, oriundo das vias de acesso, em detrimento as centenas de outros que vem pela estrada. Será que a autoridade responsável poderia averiguar e sanar esse problema de tão fácil solução?
Marco A. Giácomo
Motorista – Viamão
Dupla jornada
O que determina a aposentadoria precoce para as mulheres é a dupla jornada, ou seja, a necessidade de cuidar dos filhos e da casa. Entretanto, isso não reflete a nossa realidade, porque muitas mulheres renunciam a maternidade. E não cabe a sociedade discutir as motivações para essa renúncia, mas é importante discutirmos se é justo manter o privilégio desse benefício previdenciário.
Celio Marcos Stumpf
Bioquímico – Itá/SC
Sistema penal
Observando os ataques de bandidos a postos policiais pelo país me obrigo a refletir. Quando o Estado não é capaz de punir um infrator com a justa medida pelo ato praticado, este se encoraja a agir e, da mesma forma, vira exemplo para outros. Logo, a impunidade passa a ser a mola propulsora para a prática do crime, pois as pessoas de má índole só respeitam por meio do temor, e isso já foi perdido. É preciso rever nosso sistema penal.
Ricardo de Souza Salamon
Comissário de polícia – Viamão
Obras
Sobre a revitalização da orla do Guaíba, questiono a escolha do material especificado para os decks e assentos das arquibancadas. A madeira requer um custo muito elevado de manutenção.
Galdino Venturini
Arquiteto – Porto Alegre
Em resposta ao comentário do leitor César Franceschina (ZH, 8/5), a Ecosul ressalta a existência da placa indicativa no km 27 da BR-392, no acesso à
BR-471. A concessionária investe constantemente em sinalização horizontal
e vertical, indicações de velocidade, alerta de travessia férrea, entre outros implementos que tem como objetivo garantir a qualidade de tráfego e a segurança dos usuários nas rodovias do Polo Rodoviário de Pelotas.
Fabiano Medeiros
Gerente de Engenharia da Ecosul
Felizmente temos a Zero Hora, guardiã da liberdade de expressão, que abre espaço para colunistas de qualidade como David Coimbra, o médico João Ellera Gomes e juristas experientes como o Jayme Eduardo Machado. Em uma única edição (ZH, 5/5), os articulistas lavaram a alma de muitos leitores que pensam como eles e que desejam um Brasil com menos impunidade.
Wolfgang Collischonn
Aposentado – Lajeado
***
Use este espaço para falar com a seção Leitor, publicada diariamente
Fale com a gente usando o e-mail (leitor@zerohora.com.br). Aborde os temas mais relevantes do cotidiano ou escreva sobre Zero Hora. Os comentários devem ser acompanhados de nome, profissão e a cidade onde mora. ZH reserva-se o direito de selecionar os comentários e resumi-los para publicação, também sujeita às limitações de espaço na página impressa.
Envie sua notícia: os leitores podem colaborar com Zero Hora enviando notícias e fotos de fatos relevantes. Após a apuração dos dados, seu texto ou imagem poderá ser publicada.
Veja sua foto no jornal: envie sua imagem pelo email leitor@zerohora.com.br ou poste a foto no seu perfil do Instagram com a hashtag #doleitorzh.
Editado por: Ana Karina Giacomelli – 3218-4317