O escritor Oscar Wilde escreveu certa vez que "a maioria das pessoas é outra pessoa. Seus pensamentos são as opiniões de outra pessoa, suas vidas são uma mímica, suas paixões uma citação". E olha que na época em que ele viveu nem existiam as redes sociais. Hoje, as pessoas sem opinião própria continuam por aí, como sempre, apenas agora coexistindo ao lado das milhares de outras que passaram a ter opinião sobre tudo. E é por isso que, atualmente, poucos estão ouvindo qualquer coisa, especialmente o que você e seu bom senso estão dizendo. A maioria está apenas balançando a cabeça, fingindo interesse ou atenção, mas, no fundo, apenas esperando que você acabe o que está falando para que então ela comece a expor a sua própria ou copiada opinião. Ninguém mais está ouvindo ninguém.
É claro que isso afeta as relações sociais, como todos nós já sabemos, e sentimos. Não é fácil posicionar-se hoje em dia, ou confrontar posições, porque não há mais troca de ideias: cada um quer apenas ficar com a sua, e pronto. E este comportamento, que nasceu online, já transborda para o mundo offline, e vai impactar outras áreas, como já está mudando, por exemplo, o jeito de se comunicar das marcas, das instituições e dos governos. Daqui pra frente, vai ficar cada vez mais difícil vender produtos, fidelizar pessoas ou convencer cidadãos de que políticas públicas estão sendo bem feitas ou bem pensadas. Comunicar está mais complexo porque precisa ser feito na mesma velocidade e intensidade com que as pessoas vivem e interagem umas com as outras e com o mundo, nestes novos tempos em que o celular no bolso muda instantaneamente a percepção de tudo, e de todos, em volta.
Em recente estudo da Unilever e da empresa de mídia Vice, a empatia foi definida como o principal fator de decisão de compra para o futuro. Faz sentido. Neste novo mundo, só uma coisa poderá ultrapassar o fosso que estamos erguendo em torno de nós mesmos: a emoção de se enxergar no outro.
Se não fizer sentir, não vai fazer sentido. Talvez aí esteja, mais do que uma solução de comunicação, um caminho para todos nós.