A decoração dos shoppings e supermercados indica a proximidade das festas de fim de ano. Para alguns, significa celebração. Para outros, mais demandas. Pesquisa realizada pela Isma-BR – International Stress Management Association no Brasil, em 2016, revelou que 72% dos porto-alegrenses têm sua qualidade de vida prejudicada devido a um nível elevado de estresse. E, nessa época do ano, as pressões aumentam ainda mais. Responsabilidades e despesas dobram, o ritmo acelera e as horas não passam, elas voam. Em consequência, sintomas físicos e psicológicos aparecem dando um sinal de alerta. Portanto, é importante que você priorize a prevenção para gerenciar o estresse com eficiência e, assim, preservar sua saúde e seu bem-estar.
Inúmeros estudos científicos indicam que o nível de estresse e fatores relacionados ao estilo de vida da pessoa são responsáveis por até 80% das doenças. No entanto, é preciso entender que o estresse não é um mal a ser combatido. Ele pode funcionar como uma força propulsora que possibilita atingir objetivos. Mas, quando a pressão é excessiva, o organismo sofre um desequilíbrio. Se a pessoa não possui estratégias eficientes de autocontrole, o sistema de imunidade pode ficar comprometido.
Com a proposta de conscientizar a comunidade sobre os sintomas e as estratégias para lidar com o estresse, a Isma-BR comemora, desde 2001, o Dia Nacional de Conscientização do Stress no terceiro domingo de novembro. Em 2007, a data foi incluída no calendário oficial de eventos da cidade e, em 2013, também do Estado.
Considere que o estresse pode ser gerenciado com a adoção de ações preventivas, que incluem desde mudanças de comportamento até cuidados com o estilo de vida. O principal é buscar equilíbrio, praticando técnicas de relaxamento, percebendo o mundo de forma positiva, criando uma atmosfera de entusiasmo e harmonia. Repensar as prioridades de vida e ter paixão pelo que faz, equilibrando razão e emoção, são excelentes opções para você investir no único patrimônio que é insubstituível: a sua saúde.