O governador José Ivo Sartori apelou ontem às lideranças dos servidores públicos para que não estimulem um clima de pânico na paralisação programada para esta quinta-feira no Estado, em protesto contra o parcelamento de salários. Ao mesmo tempo, sugeriu à população que saia às ruas e cumpra sua rotina normalmente, pois terá a guarida tanto da Polícia Civil quanto da Brigada Militar. É o que esperam os cidadãos, que também confia na tradição de bons serviços e de responsabilidade das corporações responsáveis pela segurança pública.
Ainda assim, é importante que os cidadãos observem as peculiaridades deste dia especial com atenção e respeito aos outros. Os servidores públicos têm, sim, o direito de se manifestar publicamente – desde que, obviamente, o façam sem infligir a lei nem causar prejuízos à sociedade. Se optarem por paralisar suas atividades, terão que assumir o ônus desta decisão.
É difícil de acreditar que os servidores públicos não queiram a população do seu lado nesse momento de dificuldades. Não há quem não se sensibilize com salários atrasados. Porém, se o movimento de paralisação de voltar contra os cidadãos, a tendência é de que os servidores fiquem isolados na sua reivindicação.
Por tudo isso, o desejável é que as pessoas tenham compreensão e que as lideranças dos manifestantes ajam com responsabilidade, para que o Estado possa superar o mais breve possível essa crise que paralisa seu presente e compromete seu futuro.