No dia 19 de março de 2013, papa Francisco dava início a seu ministério de Bispo de Roma. Cardeal Bergoglio, um latino-americano, fora eleito o 266º sucessor do Apóstolo Pedro.
O ministério de Bispo de Roma inclui o poder sobre toda a Igreja. De onde emana esse poder? "É certo que Jesus Cristo deu um poder a Pedro, mas de que poder se trata? À tríplice pergunta de Jesus a Pedro sobre o amor, segue-se o tríplice convite: apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. Não esqueçamos jamais que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem seu vértice luminoso na Cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto, rico de fé, como São José e, como ele, abrir os braços para guardar todo o Povo de Deus e acolher, com afeto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos" (Papa Francisco).
O poder, na perspectiva do Evangelho, é serviço, e serviço aos mais pobres da sociedade. Passados três anos do início de seu ministério, a principal mensagem de papa Francisco consiste no testemunho de uma Igreja que se empenha por mostrar o rosto de Deus-Misericórdia.
Papa Francisco tem demonstrado inquestionável liderança moral. Sem temor, ele tem denunciado a criação de novos ídolos, de uma ditadura econômica sem rosto, de um mercado divinizado, de uma descabida autonomia dos mercados, da especulação financeira, de uma sede de poder que não conhece limites. Este quadro traz consequências: "o grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, já não se ouve a voz de Deus, já não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem" (Papa Francisco).
O que busca o 'Papa do fim do mundo'? "Empenha-se por conduzir a Igreja em direção a Jesus Cristo" (Benigni).