Sady só sorria nas calmas águas de São Francisco do Sul. Faz 10 anos desse sorriso. Estávamos no norte de Santa Catarina, numa ação de trabalho noturna, e fui surpreendido pelo convite dele, logo no começo da manhã: "Vamos pescar, comer e beber". Muitos são os convites a que se diz "não", poucos os para dizer "sim" arrumando os apetrechos para sair rapidamente.
Ele tinha um amigo pescador, com um barquinho velhinho, velhinho. Deixei o medo no cais e naveguei com Sady. Os focos eram a pesca e o isopor cheio de cervejas especiais – naquela época, muito ouvi o Sady falando das maravilhas artesanais da cevada, delícia para seletos apreciadores. O comandante da nau era silencioso, e Sady só falava o necessário, lembrando histórias, dores e o assunto mais importante: buscar peixes para cozinhá-los.
Ainda não existiam smartphones, e passamos agradáveis seis horas na parte não arredia do mar de São Chico. Fogo para cozinhar, gelo para a cerveja, peixes e amigos. Foi a última vez que passei um bom tempo com Sady. O trabalho, a vida moderna, a agenda e a falta de tempo nos afastaram. E aceitamos calados, sem fazer força para mudar. Sou um coió, e essa pescaria, com todas as suas metáforas, é o que quero para 2016.
Calmaria, a volta de velhos amigos, peixes e copos de ótimos líquidos (escolha o seu). Metas absolutamente tangíveis. Menos coisas, mais felicidade.
Pensando nisso, fiz minha lista de resoluções para 2016. Preciso publicá-la, para uma posterior cobrança. Nesse top 10, nove tarefas valem o "quanto mais, melhor":
1 - Ver um documentário por semana.
2 - Ler 25 páginas de bons livros por dia.
3- Assistir a um TEDTalk por dia.
4 - Ler três artigos de jornal ou revista em inglês, aprendendo o vocabulário, por dia.
5 - Uma temporada de série por quinzena.
6 - Dois filmes por semana.
7 - Diminuir para apenas 25 vezes as entradas diárias em redes sociais.
8 - Ler cinco artigos que salvei “para ler depois” por dia (uso o app Pocket para armazená-los).
9 - Escrever um texto por dia.
10 - Anotar coisas num caderno. Com caneta.