A legalização da maconha no Uruguai completa três anos. No início do mês, aconteceu a II Expocannabis, tratando das possibilidades medicinais da planta. Recente relatório da ONU observa que ainda não é possível conhecer os efeitos desse tipo de regulação. Mas alerta que, se há uma percepção de menor risco e a ampliação da disponibilidade, a iniciação e o consumo entre jovens pode aumentar. De fato, a 6ª Pesquisa Nacional sobre Consumo de Drogas em Estudantes de Ensino Médio, realizada pelo Observatório Uruguaio de Drogas (OUD), apontou, pela primeira vez, que o consumo de maconha superou o do tabaco. De acordo com o levantamento, 17% dos consultados consumiu maconha no ano anterior, enquanto 15,5% fumou tabaco.
Nos Estados Unidos, mais universitários estão tornando o consumo de maconha um hábito, ultrapassando o número daqueles que fumam cigarro. Os dados divulgados em setembro pela Universidade de Michigan sugerem que adolescentes e jovens adultos absorveram as informações sobre o cigarro. Porém, cada vez mais, optam pela maconha por acharem que ela traz menos riscos.
As crianças também estão expostas. No final de novembro, professores encontraram pacotes de maconha em mochilas de estudantes de 7 e de 10 anos, em uma escola rural perto da cidade gaúcha de Aceguá, na fronteira do Uruguai com o Brasil. Poucos dias antes, houve uma escalada de violência no bairro de Cerro Norte, na capital uruguaia, por briga entre gangues rivais do narcotráfico, resultando no fechamento de escolas.
A Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), agência da ONU, afirma que o teor médio de THC aumentou em 37% nas drogas produzidas nos Estados Unidos entre 2007 e 2012. O aumento de THC também já é observado no Uruguai, especialmente nas novas "apresentações" da droga. A indústria de bolinhos, pirulitos e balas de maconha - produtos vistos com frequência na Holanda e nos Estados Unidos - preocupa os pediatras pela atração que pode exercer sobre crianças. Este cenário deve ser levado em conta no debate sobre o modelo que o Brasil deseja adotar em relação à maconha.