A água é essencial para a saúde e para a qualidade de vida da população. Os benefícios da água para a saúde já eram conhecidos pelas antigas civilizações. No século 5 a.C., Hipócrates descreveu os efeitos da água sobre a saúde humana, tendo inventado um filtro com o objetivo de aproveitar a água da chuva. No entanto, a água pode ser também um veículo de transmissão de doenças se estiver contaminada e for ingerida. A água pode ser ainda um meio no qual insetos transmissores de doenças procriam. Este é o caso do mosquito Aedes aegypty, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. Este último tem sido associado ao surto de microcefalia que ocorre no Brasil. Uma das causas da presença do Aedes nas cidades brasileiras é a falta de saneamento.
Os mosquitos Aedes se procriam em águas paradas. A falta ou a precariedade dos serviços de abastecimento de água, de coleta de esgotos, de lixo e da drenagem criam condições favoráveis ao desenvolvimento dos mosquitos. Por exemplo, o fornecimento irregular de água potável faz com que a população armazene água em vasilhames como latas e baldes, disponibilizando o meio no qual o mosquito procria. Nossas cidades apresentam quantidades consideráveis de lixo nas ruas e espaços públicos, criando situações propícias para o acúmulo de água. A deficiência na drenagem de águas da chuva resulta na formação de águas estagnadas em áreas baixas e depressões. As condições tornam-se mais críticas nas periferias das cidades, onde há maior número de sub-habitações e o saneamento é mais precário.
Uma das condições que ajudaria no controle do Aedes seria a melhoria dos serviços de saneamento das cidades. Além de diminuir as doenças transmitidas pelo mosquito, o saneamento contribuiria ainda para a prevenção de dezenas de doenças que têm origem na água contaminada. O saneamento também melhoraria o bem-estar social, a disposição ao trabalho e ao aprendizado, além das condições econômicas da população. A infraestrutura de saneamento é uma medida preventiva de saúde e é um dos melhores investimentos que um país pode fazer em benefício da população.