É do mineiro Ronaldo Fraga a opinião muito compartilhada por estilistas renomados: quando o tema é moda, maiôs são extremamente superiores a biquínis. Sinesia Karol, brasileira radicada nos Estados Unidos, captou bem esta mensagem. Certa feita, para um passeio de barco, chegou trajando um maiô preto, amarrado no pescoço, com decote ousado acima do umbigo e nas costas e se sentiu mal ao perceber que todas as amigas estavam de biquíni. Constrangida pelo diferente, só tirou a saída de banho quando ficou difícil suportar o calor. Resultado? Homens e mulheres encantados pelo modelito e uma peça-chave - que já está esgotada nesta estação.
- Me sinto muito mais chique assim. Fora que, quando estou recebendo convidados, servindo para lá e para cá, é muito melhor para me mexer. Quando eu tinha crianças pequenas, também percebi que, estando de biquíni, precisava colocar algo por cima, pois as crianças têm mania de puxar a roupa da gente. Então, lancei a marca visando as mães novas, lindas e maravilhosas que querem um beachwear confortável, mas não querem ser cafonas. Querem um maiô lindo - comenta a proprietária da grife de beachwear que leva o seu nome.
Como nem só de maiô vive uma marca moda praia, Sinesia seguiu com o foco "estilo de barco", como ela define, para desenvolver as outras peças. Os biquínis foram batizados por ela como " in-between", já que não são pequenos como os tradicionais cortes brasileiros nem grandes como os norte- americanos. E, apesar de a grife atender muito bem meninas de 15 anos, o foco principal segue sendo mulheres acima dos 30.
- A mulher de Boston (cidade em que vive) é muito tradicional. Ela enxerga a temporada de praia como aquele período em que você não quer mostrar nada e acredita que depois dos 30 o corpo já não é mais o mesmo: quanto mais esconder, melhor. Vi mulheres lindíssimas que tinham esse preconceito, que achavam que precisavam ser magérrimas e saradas para usar um beachwear. Elas tinham medo do " brazilian bikini", tive que provar que o meu modelo não era pequeno, que era diferente. Já chegavam dizendo que não era para elas - relembra.
Atualmente, Sinesia desenvolve uma coleção limitada, com cerca de cem peças - pois não gosta daquela sensação de chegar à beira-mar e visualizar uma maré de estampas iguais -, e atende via e-commerce e pela loja física em Trancoso, que completará um ano mês que vem. A segunda sede da marca também será na Bahia. Segundo a modista, o estado nordestino atrai um público turista internacional que consome bem o seu trabalho. Seu maior investimento segue sendo na autoestima feminina:
- A praia é o lugar em que você não consegue esconder nada. Mostra tudo. Então, quando você levanta da cadeira para ir até o mar, precisa se sentir bem, a tal.