Em reunião nesta terça-feira (26), com a presença de líderes das redações de TV, rádio, jornal e digital e comunicadores, oficializou-se um novo ciclo do Conselho Editorial do Grupo RBS, com renovação de integrantes e debate sobre pautas prioritárias para o Estado.
Na figura de publisher, responsável pela linha editorial da RBS, Nelson Sirotsky destacou a contribuição do colegiado, agradecendo a todos, em especial aos que encerram sua participação – o presidente do Conselho de Administração e membro do Comitê Executivo da Évora S.A., à frente do Instituto Ling, William Ling, e o gerente de Jornalismo Digital da RBS, Rodrigo Müzell –, dando lugar a novos membros (confira a composição atual do grupo no quadro ao final do texto).
— No fechamento do primeiro ano do Conselho Editorial, gostaria de agradecer a todos pelo trabalho realizado até aqui. Buscamos gerar contribuições relevantes para fortalecer o jornalismo da RBS, debatendo em profundidade desafios enfrentados diariamente em nossas redações, promovendo a evolução de nossas práticas e premissas e reforçando a nossa conexão com o público. E esperamos avançar ainda mais com o novo ciclo que se inicia hoje, com a renovação de conselheiros — destacou Nelson Sirotsky.
Norteando a pauta do jornalismo da RBS, foram realizadas duas palestras sobre desafios e perspectivas para o desenvolvimento do RS: a cientista política Elis Radmann falou sob o ponto de vista econômico e Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc e um dos três novos membros do Conselho, sob o viés da educação.
Missão
Na ocasião, conselheiros e demais participantes do encontro também debateram a cobertura das enchentes que assolaram o Estado neste mês, destacando a responsabilidade da RBS, como empresa de comunicação, de seguir no tema, apontando soluções para os desafios agora enfrentados pelas regiões mais atingidas, bem como as medidas necessárias para evitar que uma tragédia como esta se repita.
Formado por membros de dentro e fora da empresa, o Conselho Editorial tem a missão de debater e apontar caminhos para temas relevantes no exercício jornalístico, como opinião e informação, transparência, liberdade de expressão, entre outros, abordados semanalmente em colunas em GZH e na Superedição de Zero Hora, aos finais de semana.
Para marcar o primeiro ano de atividades do Conselho, os textos publicados foram reunidos em livro com edição limitada e distribuição para universidades, instituições públicas, empresas de mídia, clientes e parceiros, materializando os valores e premissas que norteiam a atuação dos mais de 500 profissionais que atuam nas redações da RBS.
A composição
Integrantes que permanecem
- Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS.
- Anik Suzuki, Fundadora e CEO da consultoria ANK Reputation.
- Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS.
- José Galló, presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner S.A. e membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações.
- Marcelo Rech, jornalista, consultor e colunista de ZH.
- Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte e secretária do Conselho Editorial da RBS.
- Ricardo Gandour, professor de jornalismo na ESP e membro do conselho consultivo do Instituto Palavra Aberta.
Os novos integrantes
Jorge Audy
Professor da Escola Politécnica e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da PUCRS. É superintendente de inovação da PUCRS e do Tecnopuc. Membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT) da Presidência da República.
Rodrigo Lopes
Colunista e comentarista do Grupo RBS, mestre em Ciência da Comunicação, especializado em Jornalismo Ambiental, Jornalismo Literário e em Estudos Estratégicos Internacionais. Como repórter da RBS, já realizou mais de 30 coberturas internacionais e foi correspondente em Brasília.
Débora Pradella
Jornalista especializada em Novas Mídias e Gestão Estratégica de Negócios. Atua há 16 anos na RBS, onde já liderou times de produção e distribuição de conteúdo, audiência e engajamento e a transformação digital na Redação Integrada. Desde 2022, é gerente de Produto e Experiência Digital.