Por Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte e secretária do Conselho Editorial da RBS
Dois meses e meio após a criação do Conselho Editorial da RBS, trago para você, leitor, uma prestação de contas do trabalho do grupo. Prestação de contas, sim, porque estamos aqui a serviço do público, com o propósito de exercer a atividade jornalística com responsabilidade e contribuir para o desenvolvimento do Estado, rumo a um futuro melhor para as próximas gerações. E o que fez o Conselho nesse período? Tratou de eleições. E não poderia ser diferente, num dos momentos mais importantes para o Brasil e para o Estado.
Seguem as medidas efetivas que tiveram impacto direto no jornalismo da RBS. E que vão muito além das eleições, porque foram incorporadas ao processo de trabalho e continuarão sendo utilizadas nos veículos da RBS, depois do período eleitoral.
- Ampliamos muito a transparência da nossa atividade jornalística. Explicamos de diferentes formas durante essa eleição nossos métodos e critérios, nossa linha editorial e o que buscamos na eleição. Alguns exemplos: propostas dos candidatos têm muito mais espaço do que o bate-boca partidário; pesquisas ganham pouca visibilidade, como um conteúdo secundário, porque são apenas um retrato do momento, e não o resultado das urnas; cobramos de forma permanente dos institutos de pesquisa o aperfeiçoamento de seus métodos.
- Procuramos diferenciar para o público o que é informação (notícias, fatos, contar o que aconteceu) do que é análise (por que as coisas aconteceram, o que elas significam, como se relacionam a outros fatos) e do que é opinião (o ponto de vista de colunistas e comunicadores).
- Combatemos as fake news o tempo todo, buscando esclarecer ao público o que é verdade.
- Ampliamos os espaços plurais, dando muito mais abertura a todas as vozes e todas as opiniões, sendo uma arena onde todos têm chance de falar.
- Seguimos firmes às regras de nosso Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística e às diretrizes da nossa linha editorial, sem nos autocensurarmos pelas pressões que a imprensa tem sofrido, de todos os lados.
Chegamos ao fim de semana do segundo turno. Esperamos ter contribuído para o debate em alto nível, baseado em propostas, para o esclarecimento do eleitor e para a qualificação da atividade jornalística. A atividade do Conselho Editorial segue agora com muitos outros temas além da eleição.