Por Claudio Toigo, presidente-executivo do Grupo RBS
A pluralidade é um valor fundamental da democracia e um dos princípios jornalísticos mais importantes para a RBS. O mundo digital, em especial as redes sociais, aumentou o potencial da pluralidade, já que cada pessoa tem a possibilidade de transmitir suas ideias para o mundo. Porém, algo contraditório tem acontecido neste aspecto. Há uma tendência crescente de a comunicação ter seu alcance restrito aos indivíduos com interesse similar, seja em grupos de WhatsApp ou devido aos algoritmos de direcionamento das plataformas digitais. Nestas chamadas bolhas, a diversidade de preferências e opiniões não prepondera, prejudicando que mensagens divergentes cheguem a outras pessoas. No momento eleitoral que vivemos, esta limitação fica evidente, pois os postulantes também precisam conquistar os não seguidores que estão fora das suas redes de apoio ou afinidade.
Queremos ser cada vez mais o palco dos temas mais relevantes para as pessoas que vivem ou se interessam pelo Rio Grande do Sul
Neste contexto, aumenta a responsabilidade e o papel social das empresas de jornalismo. Na RBS, enxergamos isto também como uma oportunidade. Queremos ser cada vez mais o palco dos temas mais relevantes para as pessoas que vivem ou se interessam pelo Rio Grande do Sul. Uma arena para o debate, a análise de ideias e a verificação dos fatos. Um lugar seguro, comprometido com a verdade, onde o contraditório é explorado e em que visões diferentes são apresentadas e desafiadas de forma independente, em benefício do público. Ser esta arena é uma missão que depende cada vez mais da pluralidade. Se exercitarmos bem esse papel, ampliaremos a confiança de nossos públicos. Sabemos que não é um desafio simples. Vivemos num tempo no qual informações que confirmam nossa visão de mundo são bem digeridas. Já as que conflitam com o que acreditamos, mesmo que sejam fatos, parecem inadequadas ou são confundidas com opinião. Você pode esperar que sejamos amplificadores somente dos seus pensamentos, mas veículos que falam com todos os públicos trazem todas as visões, portanto, não se espera que concorde com tudo que publicamos. Caso contrário, teremos perdido a capacidade de abordar os fatos, independentemente de a quem eles agradem.
O debate sobre a ampliação de nossa pluralidade para exercer plenamente o papel de arena segura de debates no RS é pauta permanente das discussões do Conselho Editorial da RBS, uma iniciativa lançada no ano em que a empresa completa 65 anos. Queremos continuar exercendo nosso propósito na sua plenitude, sendo a arena para os temas relevantes da nossa sociedade. Ouvindo, dialogando, trazendo diferentes perspectivas, para que você possa decidir o que é melhor. Fazendo jornalismo profissional, independente e de qualidade.