Por Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte e secretária do Comitê Editorial do Grupo RBS
A primeira reunião do Conselho Editorial, realizada na terça-feira, foi extremamente objetiva. Debatemos a cobertura das próximas semanas, até as eleições, em um cenário de teste de resiliência e exercício de cidadania para todos nós brasileiros, diante de um quadro muitas vezes radicalizado. Como jornalista que cobriu as últimas 18 eleições no país, posso dizer com segurança: nunca houve uma cobertura eleitoral tão desafiadora para a imprensa quanto a que está aí. Essa sensação foi confirmada no primeiro encontro do Conselho.
Já estamos trabalhando a partir das contribuições dos conselheiros nos seguintes pontos:
• Há um enorme desafio em traduzir e tornar atraentes temas como eleições em um país em que três em cada 10 pessoas são analfabetos funcionais. Esses cidadãos não conseguem entender quando leem uma notícia. 72% não sabem o que faz o STF. A linguagem utilizada por jornalistas e comentaristas precisa ter em mente os públicos para os quais se está falando.
• Em um ambiente polarizado, a imprensa sofre enormes pressões, seja da esquerda ou da direita, e no período eleitoral isso se torna ainda mais pesado. É preciso seguir firme no jornalismo responsável e profissional, sem deixar que a patrulha provoque qualquer tipo de autocensura.
• Os conteúdos jornalísticos são divididos em informação, análise e opinião. Essa diferenciação não está clara para grande parte do público. Um trabalho contínuo e repetido de identificação desses conteúdos precisa ser realizado.
• As eleições legislativas são tão, ou mais, importantes quanto as eleições para o Executivo. Mas a cobertura enfoca muito mais a eleição para presidente e governador. Se não fosse o Legislativo, muitas transformações relevantes, como as reformas, não ocorreriam. Como cobrir eleições para a Assembleia e o Congresso, com milhares de candidatos, e como explicar ao eleitor que seu voto para o Legislativo é fundamental?
• O estímulo ao respeito, à civilidade e ao debate democrático em alto nível pode ser a marca da cobertura eleitoral da RBS, mesmo que uma cobertura equilibrada, sem espaço para os bate-bocas partidários, possa parecer morna ou até ter menor audiência.
Se você tiver alguma sugestão ou comentário para o Conselho, por favor nos escreva pelo e-mail contatoconselhoeditorial@gruporbs.com.br. A partir de agora, neste espaço, cada um dos conselheiros aprofundará temas relacionados aos desafios de se fazer jornalismo nesses tempos, com qualidade e responsabilidade.