Eleitores dos Estados Unidos podem se dirigir às urnas e votar em quem ocupará a presidência do país nesta terça-feira (5).
Com cinco fusos horários diferentes compondo a extensão do país, a votação e a apuração ocorrem em horários diferentes em cada região.
Quando são divulgados os resultados da eleição?
O processo completo, diferentemente do Brasil, pode demorar dias para ser finalizado, em vez de horas – o que deve acontecer neste ano, já que a votação está acirrada.
Os primeiros resultados, porém, começam a ser divulgados horas depois do fechamento das urnas. É preciso contabilizar os votos que chegam pelos correios desde setembro, além dos computados hoje.
Segundo o jornal O Globo, cada Estado possui diferentes regras para o processamento das votações, o que também influencia na rapidez da contagem. Nos Estados-pêndulo – aqueles que podem pender tanto para republicanos quanto para democratas, e são decisivos para o resultado final, segundo especialistas –, o pleito fecha entre 19h e 22h, no fuso horário leste dos EUA (ou 21h e meia-noite, no horário de Brasília).
Quando devem sair os resultados de cada Estado-chave
O novo ou a nova presidente dos Estados Unidos será eleito, na prática, conforme a preferência de sete unidades federativas, chamadas de Estados-pêndulo. São eles: Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Georgia, Carolina do Norte, Arizona e Nevada.
Com regras diferentes para a contagem de votos em cada região, conforme as leis estaduais vigentes, os resultados podem começar a ser divulgados horas após o pleito. No entanto, é esperado que as urnas só sejam 100% apuradas depois de alguns dias ou até mesmo semanas.
Confira como será a apuração em cada Estado-pêndulo, segundo O Globo e o g1, no horário de Brasília.
Geórgia
- Fechamento das urnas: 21h
- Primeiros resultados: 21h30min
Devido ao resultado acirrado, o Estado demorou duas semanas em 2020.
Carolina do Norte
- Fechamento das urnas: 21h30min
- Primeiros resultados - votação antecipada: entre 22h e 23h30min
- Primeiros resultados - votação nas seções: 21h30min
Em 2020, foi preciso 10 dias para anunciar o vencedor.
Pensilvânia
- Fechamento das urnas: 22h
- Primeiros resultados: 22h
A contagem de 2020 demorou quatro dias.
Michigan
- Fechamento das urnas: 22h e 23h (Estado tem 2 fusos)
- Primeiros resultados: 22h e 23h (dependendo do local)
Foi preciso menos de 24h em 2020.
Wisconsin
- Fechamento das urnas: 23h
- Primeiros resultados: 23h15min
Costuma divulgar os resultados no dia seguinte, quarta-feira.
Arizona
- Fechamento das urnas: 23h
- Primeiros resultados: por volta de 00h
Processos burocráticos que regem a contagem dos votos por correio e as consultas à população na região da capital Phoenix podem atrasar os resultados.
Nevada
- Fechamento das urnas: 00h
- Primeiros resultados: 00h
Em 2020, foi preciso quatro dias para cravar os resultados.
Contagem é feita por agência de notícias
Nos Estados Unidos, não existe um órgão centralizador como o Tribunal Superior Eleitoral brasileiro, responsável pela divulgação unificada dos resultados das eleições.
Como as regras para votar diferem de Estado para Estado, a fonte mais confiável e precisa para acompanhar a apuração costuma ser a imprensa, em especial a agência Associated Press (AP).
Conforme o g1, a AP não faz a contagem dos votos manualmente, trabalho que fica para as autoridades eleitorais locais. A agência é responsável por reunir as informações dispersas e explicá-las para o público.
A redação faz uma análise utilizando o andamento da apuração, o histórico dos votos, dados demográficos e de pesquisas próprias. Em muitas eleições, a AP pôde declarar o vencedor antes mesmo das autoridades locais cravarem o resultado.