Além do sistema diferente e mais complexo, que envolve a realização de prévias e a conquista de delegados por Estado, o processo eleitoral nos Estados Unidos também se difere do brasileiro pelas variadas formas de registro do voto. Cada Estado tem autonomia para definir seu próprio sistema de votação e apuração dos resultados. Com isso, a eleição presidencial, como a que ocorre em novembro de 2024, tem desde o método tradicional de votação manual em cédulas de papel até urnas eletrônicas.
Formas de votar nos EUA
Confira quais são os principais métodos de registro do voto nas eleições dos EUA, com base em pesquisa conduzida pela fundação Verified Voting.
Cédulas de papel
Neste sistema, os eleitores marcam seus votos preenchendo uma forma oval, quadrada ou similar em uma cédula de papel. Posteriormente, essas cédulas são digitalizadas no local de votação ou em um centro de contagem central. Em novembro de 2024, 69,2% dos eleitores devem usar cédulas de papel marcadas à mão — este percentual inclui os que enviarão os votos pelo correio (saiba mais abaixo).
Gravação Direta Eletrônica (DRE)
Os sistemas DRE usam computadores que gravam votos diretamente na memória da máquina — o sistema é semelhante ao das urnas eletrônicas usadas no Brasil, mas os equipamentos não são os mesmos. Essas interfaces podem incorporar telas sensíveis ao toque ou botões mecânicos. As escolhas do eleitor são armazenadas pelo computador em um cartucho ou disco rígido.
Alguns sistemas DRE são equipados com uma impressora, que o eleitor pode usar para confirmar suas escolhas antes de gravá-las na memória do computador. Os registros em papel podem ser preservados para serem tabulados em caso de auditoria ou recontagem. Em novembro de 2024, 5% dos eleitores devem se utilizar do sistema DRE.
Dispositivos de marcação de voto (BMD)
A maioria dos ballot marking devices (BMD, dispositivo de marcação do voto, em tradução livre) emprega uma interface sensível ao toque juntamente com recursos de áudio ou outras formas de acessibilidade. Em vez de armazenar o voto na memória do computador, a marcação é feita diretamente na cédula de papel, que é então contabilizada manualmente.
Esses sistemas foram desenvolvidos principalmente para auxiliar eleitores com alguma limitação física que pudesse dificultar o voto de outra forma, mas em algumas localidades são adotados para todos os votantes. Em novembro de 2024, quase 26% dos eleitores estadunidenses devem se utilizar de sistemas BMD.
Voto pelo correio
A possibilidade de enviar o voto por correspondência existe há bastante tempo nos Estados Unidos, em todos os Estados. Na eleição mais recente, em 2020, no entanto, foi para o centro das atenções, com as restrições de mobilidade relacionadas à pandemia de covid-19 e também com críticas do então presidente, Donald Trump, que alegava que a modalidade podia ser fraudada.
Assim como os demais meios de registro do voto, a participação por correspondência é organizada pelos Estados e, portanto, pode ter regras específicas em cada localidade. Na maior parte dos locais, o eleitor precisa solicitar a cédula de votação. Alguns exigem uma justificativa, como estar doente ou estar fora de seu domicílio eleitoral por motivo de estudo ou serviço militar.
Há Estados, porém, em que a votação é 100% por correio, com todos os eleitores registrados recebendo as cédulas em casa, automaticamente. No entanto, o cidadão pode escolher entregar diretamente o voto em um centro eleitoral no seu Estado. O registro só será aberto no dia da eleição.
Os votos enviados pelo correio vão para as autoridades estaduais. O envio precisa ocorrer até o dia da eleição (pode ser antes) e, para que as cédulas sejam consideradas na contagem, é necessário que a entrega ocorra até três dias depois do pleito. Nos EUA, o serviço postal é gerido por uma empresa estatal de administração federal.
A apuração dos votos por correio ocorre em duas etapas: autenticação e contagem. O órgão estadual verifica a compatibilidade da assinatura com o documento do eleitor, liberando-a para contabilização. Alguns Estados permitem a contagem imediatamente após o recebimento da cédula, enquanto outros realizam essa etapa somente no dia da eleição ou após o fechamento das urnas. Os resultados da votação por correio são anunciados junto com a apuração dos votos presenciais.