No dia 5 de novembro de 2024, os Estados Unidos realizarão eleições para determinar o próximo presidente do país.
Ainda não há definição de quem representará os partidos Republicano e Democrata no pleito, mas a tendência é que haja uma reedição da eleição de 2020, onde o democrata Joe Biden, atual presidente, concorreu com o ex-presidente republicano Donald Trump.
As primárias, que definem os candidatos, estão em andamento.
As prévias constituem um processo extenso, iniciando-se em 15 de janeiro com o caucus republicano em Iowa e se estendendo até 8 de junho, com o caucus e a primária democrata em Guam e Ilhas Virgens, respectivamente.
Os caucus são assembleias em etapas, em que os eleitores indicam sua preferência se posicionando, fisicamente, em um determinado espaço de uma sala, e podem tentar convencer os demais a acompanhá-los.
As primárias são votações com cédulas em urnas, semelhantes à eleição geral.
Sistema das eleições
Nos Estados Unidos, a eleição do presidente ocorre por sufrágio universal indireto, utilizando um sistema peculiar. Os cidadãos designam 538 delegados para compor o Colégio Eleitoral, que votará posteriormente em um dos dois candidatos.
Para vencer as eleições, um candidato deve obter a maioria absoluta dos votos colegiados, ou seja, 270. A quantidade de delegados por Estado é definida pelo tamanho da população, mas nenhum tem menos de três representantes.
A Califórnia, o Estado mais populoso do país, é o maior detentor de votos, 54, enquanto Delaware, Wyoming e a capital, Washington, possuem, cada um, apenas três.