Israel está realizando ataque aéreo ao Irã na madrugada de sábado (26) — no horário local, noite desta sexta-feira no Brasil. Explosões foram registradas em Teerã. As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) informa "ataques de precisão" no Irã contra alvos militares.
Moradores de Teerã relataram ter ouvido várias explosões na madrugada deste sábado (horário local). A agência iraniana Fars News disse que Israel atacou várias bases militares no oeste e no sul da capital iraniana.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ouvir as sirenes na região, que inclui bases militares e o complexo de Parchin, associado à fabricação de mísseis.
Em comunicado, o exército israelense afirmou que os ataques em Teerã são uma resposta "a meses de ataques contínuos do regime do Irã contra o Estado de Israel". Os grupos terroristas Hamas e Hezbollah, que ataca, Israel, são apoiados pelo regime iraniano.
"Neste momento as Forças de Defesa de Israel estão realizando ataques precisos em alvos militares no Irã. O regime do Irã e seus aliados na região têm atacado Israel de forma incansável desde 7 de outubro — em sete frentes — incluindo ataques diretos a partir do território iraniano. Como qualquer outro país soberano do mundo, o Estado de Israel tem o direito e o dever de responder", declara o texto, lido pelo porta-voz da IDF, Daniel Hagari.
O comunicado diz ainda que "as capacidades defensivas e ofensivas" de Israel estão "totalmente mobilizadas".
"Faremos o que for necessário para defender o Estado de Israel e o povo de Israel", completa.
O governo dos Estados Unidos confirmou o ataque e defendeu o direito de defesa israelense.
— Entendemos que Israel está realizando ataques direcionados contra alvos militares no Irã como um exercício de autodefesa e em resposta ao ataque de mísseis balísticos do Irã contra Israel — disse Sean Savett, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional.
A autoridade de aviação iraniana anunciou a suspensão de todos os voos no país até segunda ordem, informou a agência estatal IRNA.
Veja o vídeo completo
Em 1º de outubro, as forças de defesa de Israel informam que o Irã lançou os primeiros mísseis balísticos contra o país. A Guarda Revolucionária do Irã afirmou que o ataque ocorreu em resposta às mortes de diversos líderes do Hezbollah, incluindo o chefe do grupo, Hassan Nasrallah. Teerã disse que lançará novos ataques se o Irã for atacado.