Apoiadores de Donald Trump criaram uma teoria da conspiração nas redes sociais envolvendo os brincos usados por Kamala Harris no debate de terça-feira (10). Conforme os defensores do ex-presidente, a democrata estaria utilizando uma escuta durante o embate.
No post original feito por um perfil pró-Trump na rede Truth Social, e que teve mais de 5 mil compartilhamentos, uma foto compara o acessório usado por Kamala a um equipamento vendido por uma empresa chamada NOVA H1 Audio Earrings.
“Parece que Kamala Harris estava sendo treinada usando fones de ouvido embutidos em seus brincos durante o debate presidencial da ABC contra o presidente Trump”, escreveu um apoiador na rede social.
Entretanto, os brincos utilizados pela vice-presidente, são um modelo clássico da Tiffany & Co., feito de ouro 18K e pérolas do Mar do Sul. A democrata já foi clicada com eles em outras ocasiões, segundo a página O que a Kamala usava.
Além das grandes pérolas presente em ambos, há diferenças visuais claras entre eles: os brincos NOVA H1 Audio têm um arco muito mais grosso, enquanto os de Harris têm uma estrutura feita de duas hastes mais finas e delicadas, que envolvem seus lóbulos das orelhas.
Serviços de checagem americanos classificaram a teoria como falsa (caso do Politifact) ou sem evidências (caso do Snopes).
Procurada pela imprensa, a equipe de campanha de Kamala Harris se recusou a comentar o assunto.